Humor araucariense no festival alternativo
Isidório Duppa e Keith Lua formam uma dupla hilária no “Semo Polaco mas não semo fraco’

De 26 de março a 7 de abril, as ruas, praças e palcos de Curitiba estarão tomados pela arte, a capital paranaense estará inteiramente imersa na magia das expressões cênicas, trata-se da 22ª edição do Festival de Teatro de Curitiba. O tradicional festival é formado por espetáculos de diversos gêneros e formatos, inéditos ou não, para adultos, jovens ou crianças, em espaços tradicionais, alternativos ou na rua. O evento tornou-se referência em termos de artes cênicas no País e se firmou como vitrine para artistas e companhias de teatro do Brasil e exterior. Mas dentro dessa mostra artística oficial, Araucária não terá uma representação esse ano. Por muito tempo compondo esse elenco, Glaucio Karas, humorista, há três anos não participa do Festival de Curitiba.

“O grupo ao qual faço parte, o Barracão EnCena , pelo terceiro ano não entra na programação oficial em virtude de não concordar com alguns pontos de organização, como distribuição de horários de peças, locais para apresentações…”, explica Glaucio. De acordo com o humorista, em 2010 ele fez inscrição para participar da mostra Fringe, dentro do Festival de Curitiba, mas depois de verificar o horário que sua peças aconteceriam, preferiu desistir. “As peças ficaram no domingo às 12h e na segunda-feira às 15h, quem vai assistir? Muita gente vem para o Festival achando que é algo maravilhoso, mas chega aqui tem que correr atrás de apoio, de público”, afirma dentro de sua experiência.

Junto com o Risorama, Gastronomix, Guritiba, Mishmash e Derepente, o Fringe é uma mostra livre de espetáculos dentro da programação oficial do Festival. Apesar de não apresentar as ideais condições para os participantes, o festival democratiza a participação e o acesso ao teatro, já que para participar o grupo teatral deve apenas se inscrever, sem passar por uma seleção, e as apresentações têm um custo mais acessível ao público, ocorrendo, muitas vezes, de graça na rua. Esse ano, na mostra, serão 374 espetáculos dos mais diferentes gêneros e de 20 estados brasileiros e Distrito Federal. O evento ocupará 64 espaços de apresentação de Curitiba. Entre as mostras especiais dessa edição está a “Mostra Baina”, com curadoria de Wagner Moura e realização da Funceb, “Teatro para ver de Perto”, que tem a curadoria do Cine Horto Galpão, braço da companhia mineira. Além disso, o Fringe apresenta a terceira edição do projeto “Mostra Seu Nariz”, da Cia dos Palhaços, além da realização do “Coletivo de Pequenos Conteúdos” e “Mostra Novos Repertórios”.

Mostra alternativa
Então, para acompanhar o desempenho de nosso artista araucariense, é necessário conferir um outro espaço artístico de apresentações humorísticas: o Festival Comédia EnCena. Trata-se um Festival fora do Festival que já está na sua terceira edição e que apresenta comédia, como eles explicam, para você rir da vida e não da vergonha alheia. São várias comédias, para crianças e adultos, dentro e fora do Teatro. Em 2011, foram 14 espetáculos em mais de 60 apresentações. Em 2012, foram 12 espetáculos também em mais de 60 apresentações e em 2013, serão 8 espetáculos, com o que há de melhor em comédia, feita por artistas paranaenses e com a presença especial de André Rangel com os espetáculos Gargalhadas e Sexo, Etc e Tal, grandes sucessos em cartaz há mais de 10 anos em São Paulo. Glaucio Karas estará com a peça ‘Semo Polaco mas não semo fraco’ , que não deve ser perdida pelo público: “Não sabemos quando vamos apresentar novamente essa peça”, explica. Quem quiser ter mais informações sobre o festival, basta acessar: www.teatrobarracaoencena.com.br