O programa de Sugestão Individual de Melhorias adotado na Fosfertil, maior produtora brasileira de matérias-primas para indústrias de fertilizantes e principal fornecedora para empresas químicas, rendeu excelentes ideias para reduzir o desperdício. Além disso, contribuiu com a revisão de processos, criação de alternativas e reaproveitamento de materiais.
Foram 86 sugestões implementadas nas oito unidades da Companhia, localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Na unidade de Araucária o programa também foi implantado.
Para ser aplicada, cada ideia foi analisada por um comitê formado por empregados das áreas envolvidas, que levaram em consideração a criatividade, o impacto (os benefícios que proporciona) e a fundamentação (os argumentos e estruturação lógica usados para a proposta). Onze sugestões tiraram a nota máxima e seus autores receberam certificado de reconhecimento e um vale-presente.
“Com o programa, ganha o empregado, que pode participar efetivamente das melhorias processuais, e a empresa, que, com ideias simples, obtém mais que ganhos financeiros: a interação entre os processos e profissionais, resultando em melhorias para o ambiente de trabalho, reduzindo desperdícios e eventuais desvios, incentivando a criatividade”, afirma Marcia Aparecida Silva, especialista da Qualidade da Fosfertil.
Um exemplo deste trabalho foi a sugestão apresentada por Alexandre dos Reis Alves, do Complexo de Mineração de Tapira, em Minas Gerais. Sua ideia de instalar uma válvula solenoide na tubulação de água do trocador de calor do britador primário trouxe benefícios ambientais – pois reduziu o consumo de água e energia elétrica – e para os profissionais, que deixaram de se preocupar com o fechamento da válvula manualmente, otimizando o tempo.