Expectativa da Saúde é vacinar cerca de 75% da população idosa do município

Começa na próxima segunda-feira, dia 23, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A expectativa é imunizar aproximadamente 75% da população idosa na faixa etária de 60 anos ou mais. A vacina diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos. Ela leva cerca de duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Este ano a campanha será realizada de 23 de abril a 4 de maio. Durante os 12 dias de campanha a população poderá se dirigir a qualquer um dos 19 centros de saúde do município, durante o horário de atendimento e solicitar a vacina. No sábado, dia 28, alguns centros de saúde, entre eles, Industrial, Costeira, Tupy e Centro de Saúde Araucária, estarão abertos realizando a vacinação no horário das 8h às 17h.

A vacina protege por um ano, portanto, mesmo quem foi vacinado em anos anteriores, deve receber a dose anual novamente. Só não podem ser vacinadas pessoas que têm alergia comprovada à proteína do ovo ou quem manifestou reação alérgica na primeira vez em que tomou a vacina. Reações são raras e, quando acontecem, são de curta duração.

A vacina, que na rede particular custa em torno de R$ 30,00, é totalmente gratuita nas unidades de saúde do município. Ela é injetável, aplicada em dose única. É importante destacar que ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a vacina não provoca gripe. Quando isso ocorre é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus da gripe e não houve tempo suficiente para a ação da vacina ou é apenas um resfriado.

O secretário de Saúde de Araucária, Josué de Oliveira Kersten, destaca que durante os 12 dias de campanha os idosos também poderão realizar ou completar seu esquema vacinal, atualizando outras vacinas como a dupla bacteriana (que protege contra tétano e difteria) e contra febre amarela.

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

A ética dos propagadores de fake news

O título desta crônica é provocativo, pois vivemos num tempo onde cada um é induzido a acreditar na sua fake news de preferência através da

Casa Bem Acabada

Iéste negócio da gente se meter a rabequista das véis dando o maior dos problema!! Sobrinha Roseli se achegando com cara cheia de felicidade contanto

Compartilhe