Fotos: Marco Charneski
Igreja Matriz passará por revitalização
A Igreja Matriz vai ganhar um novo visual após as reformas

Em breve, um dos mais conhecidos cartões postais de Araucária, a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, vai passar por uma revitalização. E para a execução deste trabalho a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios convidou pessoas da comunidade local para participar. Elas se organizaram e formaram uma Comissão de Revitalização.
Foram dois meses de convocações e reuniões, que resultaram na formação de uma equipe que ficará responsável pelos projetos e ações da reforma, restauração e melhoria do espaço interno e externo do templo.
O Pároco Pe. Francisco Mazur, CM, comenta que “anos atrás, quando as dificuldades certamente eram maiores se comparadas com os dias de hoje, os nossos avós e bisavós conseguiram idealizar e concretizar uma construção do porte da Igreja Matriz. Logo, com o nosso espírito empreendedor, entusiasmo, fé e as bênçãos de Nossa Senhora dos Remédios, conseguiremos transpor os obstáculos e juntos trabalharemos pela preservação desta herança que nos foi legada”.

Comissão
O grupo, composto por 40 pessoas da comunidade araucariense, tomou posse no domingo, dia 9 de maio, durante a missa em homenagem ao Dia das Mães.
O presidente Gilson Ney Opis disse que a população precisa ter um pouco de paciência, porque a obra de revitalização da Igreja Matriz é um trabalho que será executado a médio e longo prazos. “É uma tarefa que exige um planejamento bem elaborado, um projeto detalhado com a definição de prioridades e todas as benfeitorias que precisam ser feitas como um todo e, finalmente, o início da captação de recursos. Vamos fazer os reparos aos poucos e a comunidade vai poder acompanhar de perto as mudanças, passo a passo”, explicou Gilson. 

Transparência

De acordo com a equipe de marketing, num primeiro momento a Comissão tem o papel de reunir informações históricas e fotos da igreja, ouvir as opiniões e sugestões da comunidade e estudar propostas e projetos técnicos de revitalização.
“Periodicamente, a Igreja divulgará as ações que estão sendo realizadas através de Comunicados”, informou a equipe.

Participe
As pessoas podem dar sugestões e saber mais sobre o projeto de revitalização da Igreja Matriz entrando em contato com a Comissão pelo e-mail comissao.revitalizacao @gmail.com ou acessando o site sementesdoreino.com.br.

Veja quem está na Comissão

Presidente: Gilson Ney Opis
Vice-Presidente: Renaldo Rodrigues
1º Secretário: Alexandre Cordeiro Leal
2º Secretário: Luiz Coimbra
1º Tesoureiro: Edwino Wzorek Junior
2º Tesoureiro: Diácono Joaquim M. Batista

Consultoria Técnica
Antonio Carlos Opis
Patrícia Velho
Anasio V. Wonsowicz
Aline Wonsowicz
Arlindo Milton Druszcz
Gustavo Botogoski
Iara Maria Mansur Fruet
Jucélio Dircksen
Suzane Dircksen
Claudinei Neves
Marilete Nunes Neves
Nivaldo Czarneski
Paulo Afonso Sobânia
Maria Irene Sobânia
Roberto Tremba
Célia R. Drewniak Tremba

Equipe de Marketing
Domingos Gondek
Andréa Mª Ribas Gondek
Mário Antonio Krupa
Eliane Terezinha B. Krupa

Amigos da Revitalização
Antonio Haiduk
Ivo Androczevecz
Maria Androczevecz
Jalton Mendes
Paulina Mendes
Marilia Merlin
Sueli Haiduk

Conselho Fiscal
Membros do CAEP – Conselho Administrativo
Membros do CPP – Conselho Pastoral
Altamir Taborda
Silvio Pzebelak
Célia Pzebelak

Padres
Pároco Pe. Francisco Mazur, CM
Vigário Pe. Marco Aurélio S. da Costa, CM

Por que revitalizar o templo agora
Desde a primeira igrejinha, construída no séc. XIX, até os dias de hoje, a comunidade de Araucária cultiva a devoção por Nossa Senhora dos Remédios. Foram várias mudanças e reformas e novas construções se estenderam por dois séculos, até que em 1959 foi concluída a atual Igreja.
Ao longo desses anos, ela recebeu apenas algumas adaptações e reparos. Desta forma, a necessidade de recuperação ficou evidente, devido aos desgastes decorrentes do uso e às ações das intempéries climáticas.
“Nossa Igreja Matriz precisa ser revitalizada urgentemente, com responsabilidade e respeito à história, aos materiais utilizados, às formas, ao seu contexto e, sobretudo, à comunidade que, formada pelas gerações antecessoras, se doou pela construção”, diz Andréa Gondek, da equipe de Marketing.

Como será feito este trabalho
A revitalização é um projeto grande e ousado, que envolve profissionais qualificados e toda a comunidade. Será um processo demorado porque terá  seu tempo de projetos, inspeções, amadurecimentos e avaliações antes que sejam iniciadas as obras, direcionadas a cada ponto de intervenção.
À Comissão de Revitalização da Igreja, composta por membros da comunidade, compete coordenar e acompanhar as ações, buscar apoio, informar sobre o andamento das atividades e registrar todos os passos das obras que serão executadas.
A Comissão tem como presidente nato o Pe. Francisco Mazur, e os representantes da comunidade de Araucária que serão coordenados por Gilson Ney Opis (presidente da comissão) e Renaldo Rodrigues (vice-presidente), além de outros 38 componentes (confira os nomes no quadro).

Igreja Matriz passará por revitalização
A revitalização será completa, com mudanças na parte interna