Imperialismo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Este mundo já foi dominado por vários impérios sendo os mais famosos o Romano no mundo antigo, o Britânico e depois o Americano nos dias de hoje.
Impérios tem lá sua importância para moldar o mundo conforme o conhecemos atualmente. Inúmeras coisas que afetam o dia a dia são tradições herdadas destes impérios, e refletindo um pouco de cabeça, sem googlar, vejamos:-
Penso que a maior herança do império romano foi religiosa através da Igreja Católica Apostólica Romana, que nos legou o Cristianismo e do modo de governar do Julio Caezar que virou sinônimo próprio de quem manda até os modernos capitalistas de hoje em dia, coisa de imperador mesmo, como czar, kaizer, king, reis, empresários e por ai vai a coisa toda.
Penso que a maior herança do império inglês foi comercial e linguístico com a disseminação do inglês como língua oficial do comércio mundial, afinal, era o império onde o sol nunca se punha e por isso mesmo foi necessário criar fusos horários tendo Greenwich como referência de longitude zero, afinal Londres mandava na Terra.
Penso que o império americano está finalizando seu mandato tendo legado o uso da manipulação das massas pela propaganda no radio, jornal e TV, afinal todo pais tem sua “Globo” manipulando de modo a manter uma legião de admiradores, que apoiam suas guerras e seus golpes mundo a fora, a sofisticação é tanta que confundem patriotismo com mercenarismo até quando a vitima é o pré sal do Brasil.
Penso que um novo mundo se aproxima mais plural, afinal o pragmatismo Chinês respeita a auto determinação dos povos e a própria China é multipolar. Não vislumbro imposição de nenhuma ordem, pois no Oriente o conceito de equilíbrio e harmonia está naturalmente vinculado à condição humana e não há o conceito de divindades e religiosidades externas ao homem, portanto a invasão será de todo tipo de produtos industrializados, seguindo a milenar Cultura Chinesa desde os tempos dos Sumérios.

Imperialismo

Publicado na edição 1321 – 22/07/2022

Compartilhar
PUBLICIDADE