Infestação de pernilongos está incomodando
Esta foto foi postada uma rede social por um morador de Araucária

Os moradores de Araucária têm sofrido com uma infestação de pernilongos, que tomou conta de todos os bairros da cidade nas últimas semanas. Os incômodos causados pela presença dos insetos são muitos e piores ainda para as pessoas alérgicas a picada dos mosquitos.

Daniella Amaral, moradora do Jardim Pequim, diz que a invasão dos insetos tem obrigado sua família a mudar os hábitos. “Depois das 18h nós temos que ficar presos dentro de casa com todas as portas e janelas fechadas para evitar que eles entrem. A situação está terrível, é muito pernilongo”, diz.

Raul Costa, morador do Industrial diz que há muitas noites não consegue dormir. “É impossível descansar com tanto inseto dentro de casa. Mesmo que a gente feche tudo bem cedo eles acabaram entrando. Já perdi as contas de quanto eu gastei comprando inseticida nesse mês”, diz.

Ventilador, repelente, são muitas as armas contra o ataque destes pequenos animais. Afinal, vale tudo para se defender. Mas, no caso das crianças a situação fica um pouco mais preocupante, pois como são mais sensíveis às picadas e não sabem espantar os insetos. “Minha filha de dois anos está tomando antialérgico, pois ela está com picadas pelo corpo todo, por mais que a gente cuide é muito pernilongo e um sempre acaba conseguindo picar”, completa Raul.

Causas
Basicamente muito calor e chuva. Estes são os principais fatores que favorecem a proliferação de mosquitos. Além disso, em Araucária, há cerca de 300 córregos, o que torna a situação ainda pior. De acordo com o coordenador de endemias do município, Antônio Pestana, é natural ocorrer esta infestação nesta época do ano. “Queremos tranquilizar a população, pois este não é o mosquito da dengue, mas sim o culex que além do incômodo e das picadas, não é uma ameaça a saúde das pessoas”, diz.

Pestana diz ainda que para combater este tipo de mosquito não existe mágica. “Aconselho a passarem inseticida nos quartos uns minutos antes de dormir, fechar bem a casa ao anoitecer e, se possível proteger as portas e janelas com telas”, orienta.

De acordo com informações do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) é de responsabilidade da secretaria de Meio Ambiente atuar no combate a estes insetos. O Meio Ambiente informou que em alguns anos era realizada a pulverização de venenos em alguns córregos, mas que agora há apenas uma requisição para compra emergencial de inseticida somente para uso no Parque Cachoeira com o objetivo de combater os borrachudos.