Morador é orientado a separar recicláveis e fazer a compostagem do lixo orgânico

Desde 1996 a Prefeitura de Araucária realiza a coleta de materiais recicláveis na área rural do município, mas o recolhimento de rejeitos e lixo orgânico não era feito.

Pensando na qualidade de vida do homem do campo e na preservação ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou no dia 12 de março a coleta de rejeitos (isopor, têxteis, entulho, papel sanitário, etc) nas comunidades rurais.

De acordo com o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Hélio Bzuneck, foi priorizada a coleta de rejeitos porque paralelamente é feito um trabalho de conscientização dos moradores para a compostagem do lixo orgânico, pois no campo é mais fácil de reservar um espaço para depositar restos de alimentos e transformar tudo em adubo. Antes desse trabalho os moradores da área rural queimavam o lixo, misturavam com os materiais recicláveis ou jogavam nos rios e estradas.

De acordo com a SMMA semanalmente, freqüência com que passa o caminhão de coleta, são recolhidas em torno de 10 toneladas de lixo. Em locais mais populosos e conseqüentemente com maior quantidade de lixo, como no caso das comunidades do Tietê, Onças, Colônia Cristina, Guajuvira e Vila do Sossego, a prefeitura disponibiliza um container para o depósito dos rejeitos, que semanalmente é retirado e levado ao aterro sanitário.

“Ainda não sabemos se a quantidade de lixo que estamos recolhendo é satisfatória, mas quando fecharmos um mês de coleta faremos uma análise para saber se a periodicidade está suprindo a demanda e se os moradores da área rural aderiram à coleta de rejeitos”, afirma Hélio.

Já a coleta de recicláveis no campo é feita uma vez ao mês, chegando a uma média de 6,5 toneladas. Enquanto que na área urbana esse número chega a 12 toneladas.

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

A ética dos propagadores de fake news

O título desta crônica é provocativo, pois vivemos num tempo onde cada um é induzido a acreditar na sua fake news de preferência através da

Casa Bem Acabada

Iéste negócio da gente se meter a rabequista das véis dando o maior dos problema!! Sobrinha Roseli se achegando com cara cheia de felicidade contanto

Compartilhe