Integração por meio dos “Linhões” gera dúvidas nos usuários do transporte coletivo

Linhões passarão a entrar em terminais da Capital
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Linhões passarão a entrar em terminais da Capital
Linhões passarão a entrar em terminais da Capital

Anunciada na última quinta-feira, 16 de abril, a parceria entre as prefeituras de Araucária e Curitiba para possibilitar que usuários do transporte coletivo possam ir a Capital pagando apenas uma passagem ainda gera muitas dúvidas. Nas redes sociais, por exemplo, são muitos os que argumentam que o novo modelo não terá muita utilidade, já que não haverá integração nos terminais Central e Vila Angélica.

Por conta da não integração em terminais de Araucária, passageiros acreditam que continuarão a pagar duas tarifas para ir e duas para voltar de Curitiba. A verdade, porém, não é bem essa. Isso porque, ao contrário do que acontece hoje, quem precisar ir a Capital poderá fazê-lo direto por meio dos linhões, que – como se sabe – percorre diversos bairros da cidade. “Ao contrário do que acontece hoje, a pessoa que precisa ir para Curitiba não terá mais que pegar um Triar, ir até o Centro, pegar um metropolitano e seguir para a Capital. Ela pegará o Linhão no bairro e desembarcará direto no terminal do Pinheirinho, onde poderá pegar outro ônibus sem pegar uma segunda passagem. Na volta é a mesma coisa. A pessoa chega no Terminal do Pinheirinho e lá pegará o Linhão para vir para Araucária”, explica Sandro Martins, diretor-presidente da CMTC.

Ainda conforme Sandro, é natural que as pessoas desconfiem do novo modelo de integra­ção, já que o sistema antigo funcionava há mais de uma década. “Estamos iniciando algo novo e até que as pessoas se adaptem a essa integração que estamos fazendo em parceria com a URBS, muitas dúvidas surgirão. O importante é que todos saibam que a CMTC estará sempre disponível para esclarecer esses questiona­mentos”, acrescentou.

A previsão da URBS e da CMTC que os Linhões Arau­cária-Curitiba entrem em funcionamento até o final do mês de abril, sendo que os detalhes técnicos dessa operação, como a frota necessária e os horários de saída e chegada dos ônibus já estão sendo definidos. A tendência, conforme apurou O Popular, é que nos horários de pico haja Linhões saindo dos bairros e dos terminais a cada dez minutos. Outra informação importante é que, ao contrário do que inicialmente havia sido divulgado, existe a possibilidade de que a integração não aconteça somente no Pinheirinho, mas também nos terminais da CIC e do Capão Raso.

Linhas metropolitanas continuam

Também é importante destacar que a criação dos Li­nhões Araucária-Curitiba não implicará no fim das linhas metro­politanas, administradas pela Comec. Ou seja, ainda itinerários como o Ligeirinho Araucária-Capão Raso, Portão, Pinheirinho e Avenida das Araucárias se­guem circulando.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE