Karatecas daqui disputam vaga na seleção brasileira
Os atletas viajam hoje para disputar as vagas na seleção do país
,Karatecas daqui disputam vaga na seleção brasileira
O sensei João Carlin estreia como técnico da seleção durante o evento

Representar a cidade e o estado em grandes competições é uma oportunidade incrível. No entanto, ter a alegria de competir em nome do país é algo único e, por isso, centenas de atletas sonham com a seleção brasileira e se esforçam para alcançá-la. Esse é o caso de 13 karatecas araucarienses que viajam hoje para São Paulo com o objetivo de lutar pelas sonhadas vagas. A seletiva nacional acontece na capital paulista nos dias 6 e 7 de abril e promete ser bem concorrida.

De acordo com o sensei João Carlin, técnico da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a dificuldade existe devido ao número de participantes. “Nós vamos competir com gente de todo o Brasil, pois muitos atletas que não se classificaram na seletiva do Nordeste também virão para São Paulo tentar novamente”, conta.

Mesmo assim, o professor está animado com o evento e garante que os araucarienses têm grandes chances na competição. “Dos 13 que vão representar a cidade, eu acredito que todos podem se classificar. A Anna, por exemplo, está com um ritmo de luta bom, e atletas como o Cesar, o Felipe e o Wesley também estão bem”, afirma.

No entanto, ele conta que uma das promessas da cidade não poderá participar da seletiva por motivos de saúde, e esse atleta fará falta na equipe. “Eu tinha quase certeza que o Willian do Nascimento seria classificado, mas ele teve que fazer uma cirurgia e não concorrerá dessa vez”, lamenta o sensei. “Mas talvez ele ainda consiga competir no Mundial se vencer o Brasileiro”, completa.

O caso é bem diferente para o atleta Rogério Emerick, que integrou a seleção brasileira em 2012. Conhecido pelo mundo e experiente em competições, o araucariense já tem sua vaga garantida na categoria 84 kg, e lutará em São Paulo apenas para decidir se será titular ou reserva este ano.

Técnico da seleção
Além de ser um momento especial para os karatecas, a seletiva nacional será única para o sensei João Carlin, que estreará como técnico da seleção brasileira no evento. “Estou até com um pouco de medo, mas sei que tenho capacidade e tudo vai funcionar como o esperado”, afirma o professor.

No evento, ele acompanhará as lutas e conhecerá os representantes do país. “Depois, eu e os demais técnicos começaremos a trabalhar com eles. Inclusive, até existe a possibilidade de o nosso primeiro treino acontecer aqui em Araucária entre os dias 10 e 14 de maio”, adianta. Segundo ele, a ideia já foi passada ao secretário de esportes Olizandro Junior e à Confederação Brasileira de Karatê. “A seleção pediu que os atletas ficassem em hotel, mas o secretário ofereceu alojamento. Então, enviei a proposta à entidade responsável e estamos aguardando a resposta”, finaliza.

Karatecas daqui disputam vaga na seleção brasileira