Karatecas levam título nacional
Feminino também teve grande destaque, terminando em terceiro

Os karatecas de Araucária voltaram sorridentes e satisfeitos depois de uma longa viagem no último final de semana. Ao longo dos dias 23, 24 e 25 de setembro, a Confederação Brasileira de Karatê (CBK), entidade oficial de administração desta arte marcial reconhecida pelo MEC, COB e COI, realizou em Manaus, Amazonas, a edição 2011 do Campeonato Brasileiro Sênior e Master de Karatê. O Paraná participou com 15 atletas, sendo 09 de Araucária, 03 de Londrina, 02 de Curitiba e 01 de Campo Mourão. Na coordenação desse grupo vencedor estiveram os Técnicos João Carlin e Marcelo Oguido.

Foram disputadas individualmente e por equipes, pelas classes Sênior (18/34 anos) e Master (35/40 anos, 41/45 anos, e acima de 46 anos), as modalidades de kata (luta imaginária com formas pré-determinadas) e shiai kumite (luta por pontos). A organização do certame ficou por conta da Federação Amazonense de Karate (FAK), que há meses se mobilizou pelo sucesso do evento.

Localizada no centro de Manaus, a moderna Arena Amadeu Teixeira recebeu para esta competição cerca de duzentos e cinquenta atletas de todo o Brasil. Por intermédio das seleções de suas federações estaduais, diversos atletas defenderam as cores das bandeiras de seus estados de origem, dando o suor, principalmente, porque a CBK costuma convocar para a Seleção Brasileira da modalidade aqueles que alcançam a final de suas categorias.

Os resultados da equipe paranaense superaram as expectativas. Rogério Emerick foi Campeão adulto até 84 kg e sua mulher, Anna Paula de Carvalho, ficou com a terceira colocação no adulto até 61 kg. A equipe masculina foi vice campeã, formada pelos atletas : Rogério Emerick, Felipe Cavalheiro, César Augusto Furtuoso, Vinícius Rezende, Gilmarcos de Bastos Jr., Wesley Pacheco e Luis Carlos de Oliveira. A equipe feminina também fez bonito e subiu no pódio com o terceiro lugar; o grupo é formado pelas atletas Anna Paula de Carvalho, Anne France, Tayane Fonseca e Renata Kikuchi. Os ótimos resultados foram um mix de dedicação e motivação dos técnicos e determinação e união dos atletas. “Foram os melhores resultados nos últimos dez anos do campeonato adulto”, concluiu Padilha.
Com esses resultados, o Paraná quebra o paradigma de 15 anos sem chegar a uma final de um campeonato nacional. O atleta Rogério, devido ao seu resultado, ainda conquistou uma vaga na seleção permanente brasileira, patrocinada pelo Comitê Olímpico, tendo a possibilidade de disputar, nos próximos anos, as competições mais acirradas em nível mundial. “Isso tudo é resultado de muito treino e do apoio sempre presente da Prefeitura Municipal de Araucária. Gostaria de agradecer à Secretaria Municipal de Esporte, que deram todo apoio durante esse ano, disponibilizando equipamento e condições para que pudéssemos viajar”, contou o treinador Padilha.

Enquanto isso
Durante o mesmo período, os karatecas araucarienses participaram também do Campeonato Universitário e abocanharam excelentes resultados. A equipe masculina do Dom Bosco ficou em primeiro lugar com os atletas Rogério Emerick, Felipe Cavalheiro, Gilmarcos de Bastos Jr. e César Augusto Fortuoso. A equipe feminina composta pelas atletas Anna Paula de Carvaho e Tayane Fonseca, ficou com o segundo lugar. Pela equipe Dom Bosco, Luis Carlos de Oliveira foi vice campeão na categoria até 75kg; Anna Paula foi vice campeã na categoria até 61kg; Tayanne Fonseca foi medalha de bronze na categoria até 55kg. E pela equipe da Universidade Federal do Paraná, Marcelo Alberto de Oliveira ficou com o terceiro lugar na categoria até 84Kg. Pela equipe da Universidade Estadual de Londrina, Alberto Nishimura foi Campeão Brasileiro Universitário.