Leandro foi absolvido no caso Elizeu Voronkoff  Leandro foi absolvido no caso Elizeu Voronkoff
Acusado foi decretado inocente por falta de provas

O caso Eliseu Voronkoff, morto com 40 golpes de faca na terça-feira de Carnaval, dia 04 de março, em 2003, continua com ‘ar’ de não resolvido. Leandro Antônio Valle, suspeito de ter participado do crime, foi à julgamento nessa terça-feira, dia 16, e foi julgado inocente. Conforme contou o secretário do Tribunal do Júri, Paulo Guimarães Borges Jr., foi a primeira em Araucária que o promotor pediu a absolvição do réu e, em seguida, o advogado de defesa retificou as palavras.

A não condenação de Leandro se apoiou no fato de que a única prova contra ele era o depoimento de, na época do crime, um menor de idade também suspeito de participar do cruel assassinato. O Juiz, atendendo as solicitações, absolvei Leandro. “A família da vítima ficou muito triste”, contou Paulo Guimarães. Leandro recebeu a convocação para participar do júri, porém, mandou uma carta argumentando sua ausência por medo de uma, possível, represália. Ainda de acordo com o secretário do Tribunal, o jovem, também acusado de participar do crime, passou na época por procedimentos na Vara da Infância e Juventude, apesar de não ter confessado participação no crime. De acordo com Paulo, agora o caso é arquivado.

Crime
Na madrugada de 04 de março de 2003, o corpo do poeta, bailarino e professor de teatro foi localizado na Rua Espírito Santo, rua pouco movimenta da, perto do Centro de Saúde Santa Mônica. Com diversas facadas, Eliseu estava em um local escuro, dando a impressão de que tinha tentado escapar. Alguns metros adiante da cena, policiais localizaram somente uma lâmina de uma pequena faca de cozinha suja de sangue. A vítima trajava uma camiseta e um calção e tinha seu telefone celular, documentos pessoais, cartões bancários, talões de cheque e algum dinheiro em um de seus bolsos.

Após uma semana de investigação, a equipe da Delegacia de Araucária, comandada na época pelo delegado Jairo Amodio Estorilio, prendeu os dois principais suspeitos do assassinato: Leandro e um menor de idade. A prisão veio após uma pista, um mapa deixado no Teatro da Praça que indicava o endereço do adolescente e de Leandro, que moravam no Jardim Planalto. Conforme Delegado da época, também havia registros de ligação no telefone do menor para Eliseu. Na época, populares afirmavam que a vítima mantinha relação com um rapaz morador daquele bairro.

PRÓXIMOS JÚRIS
Dia 12 de novembro

Acusado: Jair Tadeu Teixeira de Jesus
Crime ocorreu em 02 de fevereiro de 1983
Vítimas: Alisson Tain 
Antonio de Jesus 
Flavio Leal do Vale
Luiz Valdimir do Vale
Therezinha Mariano Theobald
Dia 21 de novembro 
Acusado: Alex Rodrigues dos Santos
Crime ocorreu em 03 de fevereiro de 2007
Vítima: Adriano Ryba Ferreira
Crime: vítima foi morta com golpes de tijolo por discussão por uma bicicleta
Dia 27 novembro 
Acusado: Leonildo Magalhães e Hélio Garcia
Crime ocorreu em 15 de julho de 2001 em Guajuvira de cima
Vítima: Carlito Nunes dos Anjos
Crime: Autores convidaram vítima pra comprar porcos em Contenda e, no caminho, entraram em vários bares, embriagaram vítima e a executaram.