Lei quer estimular gestantes a não “encherem o caneco”

Projeto é do vereador Pedrinho Nogueira
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Projeto é do vereador Pedrinho Nogueira
Projeto é do vereador Pedrinho Nogueira

Uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores recentemente e já sancionada pelo prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) pretende estimular as mulheres araucarienses e não ingerirem bebidas alcoólicas durante a gravidez.

Intitulada Campanha Educativa de Conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), a lei é de iniciativa do vereador Pedrinho Nogueira (PTN) e foi aprovada pelos edis em maio passado. Pelo texto, anualmente, sempre na semana em que estiver incluso o dia 10 de maio, a Prefeitura irá elaborar materiais institucionais e realizará pa­lestras específicas sobre o tema, tudo com o objetivo de alertar as futuras mamães sobre o perigo para o feto que elas carregam no ventre caso insistam em encher o caneco durante a gravidez.

Segundo Pedrinho Nogueira, as estatísticas oficiais sobre a SAF mostram que, em todo o mundo, cerca de 40 mil crianças sofrem anualmente com a síndrome. O número seria maior, por exemplo, do que aquelas que nascem com Síndrome de Down. “As mães às vezes não têm noção de que a bebida alcoólica que ela ingere na gravidez pode causar doenças séries para seu filho, como má formação de órgãos, problemas cardíacos, renais, entre tantos outros. Com esta lei aprovada, queremos ver se conseguimos despertar essa consciência nessas mulheres”, explica o vereador.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE