Apesar de muitas vezes serem criticados, os líderes comunitários exercem um papel social importante dentro das comunidades. Eles são os cidadãos qualificados para representar a coletividade de seu pequeno bairro ou até mesmo da cidade.
Suas lutas vão desde os pleitos por obras de saneamento, água, asfalto, iluminação, até a busca por vagas de trabalho para aqueles cidadãos que estão desempregados. E é neste último ponto que se encaixa o líder comunitário Josué Ribeiro de Lima, que há muitos anos vem ajudando pessoas a encontrarem um emprego.
Sem receber salários ou ajuda de custo de empresas ou órgãos públicos, Josué já encaminhou cerca de cinco mil pessoas para vagas de trabalho. “Comecei ajudando um ou outro conhecido e a notícia foi se espalhando. Hoje são centenas de pedidos diariamente e, graças ao bom relacionamento que tenho com os consórcios que atuam na Repar e algumas empresas de Araucária, de Curitiba e da região, consigo ajudar as pessoas da nossa cidade”, comenta.

Recrutamento
Foram vários os recrutamentos que o líder comunitário já organizou. O próximo acontece hoje, dia 4 de maio, das 13 às 17 horas, no barracão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Campina da Barra, em frente à Escola Municipal Pedro Biscaia.
Segundo ele, serão disponibilizadas 200 vagas femininas para os cargos de auxiliar de cozinha, cozinheira e servente, os três exigindo experiência de seis meses no cargo. Também serão ofertadas 20 vagas masculinas para serviços gerais e não precisa ter experiência. O(a) candidato(a) precisa apenas ter 18 anos ou mais.
Os interessados poderão comparecer no endereço citado, munidos de documentos pessoais como RG, CPF e Carteira de Trabalho. “Estas pessoas serão encaminhadas para várias empresas que são minhas parceiras nesse trabalho. E a estas empresas e aos consórcios Interpar, Conpar, Passarelli, Conemge e Mont Calm deixo meu agradecimento pela confiança em mim depositada”, diz Josué. Mais informações sobre o recrutamento poderão ser obtidas pelo fone 9607-1017.