Pesquisar
Close this search box.

Marista Lab: 6 filmes para comemorar o Dia dos Povos Indígenas

Marista Lab: 6 filmes para comemorar o Dia dos Povos Indígenas
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, foi criado como uma forma de homenagear a diversidade cultural e histórica dos povos originários do território brasileiro. O objetivo é combater o preconceito e exigir que os seus direitos sejam cumpridos, além de refletir sobre inclusão.

Para reforçar ainda mais esse compromisso, é importante apresentar para crianças e adolescentes filmes que abordam temas relacionados aos povos originários. “Incentivar os filhos a se interessarem pela cultura e história indígena também é papel dos pais. Isso pode ser feito, por exemplo, assistindo filmes e animações sobre o tema”, ressalta a coordenadora do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos.

Veja 6 filmes sobre os povos indígenas para assistir com crianças e adolescentes:

Kalapalo

O filme é uma animação feita por crianças da etnia Kalapalo. A obra conta um pouco sobre esse povo e também aborda a festa do Kuarup, celebrada na região do Xingu.

Ainbo: A Guerreira da Amazônia

Para o público infantil, a animação, dirigida e roteirizada por Richard Claus, narra a história de Ainbo, uma menina que nasceu e foi criada na aldeia de Candámo, na Floresta Amazônica. O filme mostra como a ganância afeta o cotidiano dos povos indígenas.

Tainá – a Origem

Abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore, a bebê Tainá é salva pelo velho e solitário pajé Tigê, que passa a cuidar dela. Cinco anos depois, a menina encara os malfeitores da floresta e desvenda o mistério de sua própria origem.

Tudo verdim, uma constelação de memórias inventadas

Narrado pelas crianças do Território Indígena Pankararé no Sertão da Bahia, a obra é uma coleção de memórias inventadas, narrado entre pausas, cantos sagrados, palavras e desenhos.

Caminho dos gigantes

Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina de 6 anos, vai desafiar seu destino e aprender sobre o ciclo da vida. O filme mostra a importância e a força da natureza e a conexão com a terra e os seus elementos.

A Festa dos Encantados

O filme narra a saga de um índio Guajajara que, procurando pelo irmão perdido, encontrou um mundo subterrâneo habitado por seres encantados e ali permaneceu até aprender todos os rituais e cânticos de várias celebrações.