A obra da Sanepar prevê ampliação do sistema de esgotamento sanitário, mas a população está preocupada com possível mau cheiro
Uma obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Araucária que está sendo construída pela Sanepar na Rua Bahia, no Jardim Iguaçu, está deixando os vizinhos apreensivos. Segundo a Companhia, a obra é necessária em função do aumento da população. No entanto, os moradores temem que a estação possa trazer problemas com relação a mau cheiro e proliferação de insetos.
“Preocupo-me com o bem estar da nossa vizinhança, afinal ninguém quer uma usina de cocô perto de casa”, disse uma moradora.
“É importante sabermos se essa estação de tratamento não vai trazer problemas com relação ao mau cheiro, principalmente em dias de muito calor, como tem feito nestes últimos dias”, comentou outro morador.
De acordo com a Sanepar, as obras são realizadas procurando gerar o menor transtorno possível para a população, inclusive quanto ao mau cheiro.
Ainda conforme a Companhia, estão previstos nesta região novos 45 mil metros de rede coletora de esgoto, 2.241 novas ligações prediais, 5 mil metros de interceptores e coletores (que são tubulações de grande porte).
Também está prevista a Estação Elevatória de Esgoto Cachoeira, que está sendo construída dentro da área de utilização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cachoeira, já existente no final da Rua Rio Grande do Sul. O esgoto que chegar à Estação Elevatória será recalcado (bombeado) para o sistema de entrada da ETE, para tratamento e destinação adequada.
Segundo a companhia, a obra está orçada no valor de R$10.729.345,00 e recebe financiamento do BNDES.