Araucária PR, , 22°C

Município estuda criação de estatuto para a GM

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Município estuda criação de estatuto para a GM
O novo documento propõe uma série de mudanças à Guarda

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araucária está elaborando uma proposta de estatuto específico para os servidores da Guarda Municipal. Uma comissão foi formada para discutir o assunto e o texto base provavelmente será enviado esta semana para a Procuradoria Geral do Município para que as questões legais sejam avaliadas.

O documento propõe um novo plano de carreira da categoria e estabelece formas de resguardo aos profissionais, questões éticas e disciplinares. O estatuto virá para normatizar algumas lacunas pertinentes a questões funcionais do grupo como porte e uso de armas, hierarquia e penalidades. “Os guardas são funcionários públicos, só que lidam com situações bem peculiares no dia a dia. Estamos sob risco constante, com porte de armas e nossa responsabilidade acaba sendo maior. As punições previstas também precisam ser diferenciadas para a categoria”, comenta o presidente da comissão proponente do documento, o guarda André Leandro de Souza.

A iniciativa visa deixar o sistema mais organizado, com cargos dispostos em hierarquia e carreira formatada em classes, diferente de como funciona atualmente, onde essa carência é suprida com funções gratificadas adicionadas ao salário. Com isso seria incentivado o crescimento na carreira, garantindo mais estabilidade aos guardas que se aprimorarem na profissão.
“O que acaba acontecendo hoje é que pela falta de incentivos, os profissionais buscam fazer outros concursos e o investimento feito com seleções e cursos de formação acabam sendo perdidos junto com os profissionais que vão embora”, explica.