Compartilhe esta notícia

Drive Thru

Ao contrário de eleições passadas, quando a cerimônia de diplomação dos eleitos era um evento de pompa e circunstância, com muitos discursos, homens engravatados, sapatos bem engraxados, mulheres muito bem maquiadas, cabelos na estica e salto alto, a deste ano, na prática, não existirá. Será quase uma espécie de “drive thru da diplomação”, onde os eleitos e seus suplentes simplesmente passam lá e pegam seus certificados.

Covid-19

O motivo da não realização da cerimônia de diplomação é a pandemia da Covid-19. Realizar um evento assim geraria aglomeração, sendo assim a Justiça Eleitoral local optou mesmo por deixar os diplomas que possibilitam que os eleitos tomem posse à disposição no Cartório Eleitoral para que os vitoriosos passem lá e os retirem ao longo desta sexta-feira, 4 de dezembro.

Todos recebem

Como Araucária é terra de teorias da conspiração, o que não faltou desde a confirmação dos eleitos foi boato de que fulano ou cicrano não seria diplomado em razão de problemas na prestação de contas. Fato é que, na verdade, esta situação não existirá. Isto porque todos que simplesmente entregarem a prestação de contas conseguirão ser diplomados.

Reprovação

Discussões com relação a reprovação e/ou inconsistências nas receitas e despesas dos candidatos durante a campanha serão analisadas pela Justiça Eleitoral posteriormente.

Posse

Com a diplomação feita, o próximo passo é a posse dos eleitos, que precisa acontecer em 1º de janeiro de 2021. A responsabilidade desta cerimônia é da Câmara Municipal de Araucária.

Transmissão de cargo

Também no dia 1º de janeiro, tradicionalmente, acontece a chamada cerimônia de transmissão de cargo de prefeito. Desta vez, porém, o evento ficará dispensado, já que a Prefeitura seguirá sob o comando da mesma pessoa: Hissam Hussein Dehaini (Cidadania). Ele, inclusive, já adiantou que não pretende fazer qualquer tipo de solenidade na sede do Paço Municipal ou algo assim. Ou seja, o único evento do dia 1º de janeiro será mesmo a posse na Câmara.

Conhecendo a área

Falando em posse, nos últimos dias os vereadores eleitos andaram participando de um tour pela Câmara, conhecendo a estrutura da Casa e ficando a par de algumas burocracias que precisam estar cientes a partir de 1º de janeiro.

Não recorreu

A defesa de Albanor José Ferreira Gomes (Podemos) não recorreu da decisão dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que julgou prejudicado e manteve a decisão da Justiça Eleitoral de Araucária acerca do seu registro de candidatura a prefeito nas eleições deste ano. Com isso, o status final da candidatura de Zezé nas eleições de 2020 é mesmo “registro de candidatura negado”.

Mudança

Com a manutenção do indeferimento da candidatura de Zezé os votos que lhe foram dados devem ser todos considerados nulos, fazendo com que as porcentagens de votos válidos e dos candidatos aptos também seja alterada.

Como fica?

Tão logo o resultado do julgamento do recurso de Zezé no TRE seja informado no sistema de divulgação dos resultados destas eleições, as porcentagens devem ser alteradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o número de votos válidos nestas eleições municipais passará a ser de 53.257 eleitores. O candidato eleito, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) passará a deter então 89,40% dos votos válidos (47.613 votos). Gustavo Botogoski (PSL) passará a ter 4,52% dos votos (2.406); Hosana Marcondes (PT) ficará com 2,11% (1.121), Professor Brogian (PTC) 1,40% dos votos (747). Genésio Natividade (PDT) terá 1,26% dos votos (670). Já Péricles Alves Pinto (Avante) ficará com 1,03% dos votos válidos (551) e Silvinho Pereira (Patriota) passará a ter 0,28% dos votos (149).

Recesso

A Comissão Executiva da Câmara decidiu estabelecer recesso de final de ano na Casa entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro de 2021. Com isso, neste intervalo, não haverá expediente no local para servidores efetivos, comissionados, estagiários e vereadores.

Abriu mão

Avançaram as negociações acerca da composição da nova mesa diretora da Câmara. Ao que se sabe, o vereador eleito Irineu Cantador (Cidadania) teria retirado sua candidatura para presidir a Casa. Com isso, o único postulante ao posto seria mesmo Ben Hur Custódio de Oliveira (Cidadania).

Composição

Ben Hur, inclusive, já teria apoio da maioria dos vereadores eleitos para ocupar a presidência da Casa no biênio 2021-2022. A escolha da nova Mesa Diretora deve acontecer em 4 de janeiro.

Internet

Faz três semanas que as sessões plenárias da Câmara não são transmitidas ao vivo pelos canais do Órgão no Facebook e You Tube. Com isso, a Casa vem descumprindo a legislação municipal, que determina que essas reuniões sejam transmitidas simultaneamente enquanto acontecem. A direção do Poder Legislativo diz que o problema vem acontecendo em razão de falhas no serviço de internet prestado pela empresa contratada pela Câmara.

Não se reelegeu

Como as transmissões ao vivo deixaram de acontecer exatamente após as eleições de 15 de novembro, já há quem ande dizendo que o clima de velório em razão da não reeleição da maioria dos edis é tanto que nem a internet quer saber mais de dar as caras na Câmara.

Posteriormente

Embora não estejam sendo transmitidas ao vivo, a gravação das sessões vem sendo disponibilizadas posteriormente no canal da Câmara no You Tube. Isto vem acontecendo porque a empresa contratada para captação das reuniões faz a gravação, arquiva o vídeo num pendrive e posta posteriormente diretamente de sua sede, onde há sinal de internet.

ASPMA

A direção da Associação dos Servidores da Prefeitura do Município de Araucária (Aspma) realiza nesta quinta-feira, 3 de dezembro, uma assembleia geral para prestação de contas. O encontro acontece na sede campestre da entidade, que fica no Campina da Barra, com primeira convocação marcada para às 18h e segunda às 18h15.

Limitada

Em razão da pandemia e a necessidade de distanciamento social, foram estabelecidos pela direção da ASPMA trinta lugares para acompanhar a assembleia de dentro do salão principal da chácara. Haverá possibilidade também para acompanhar a reunião na parte externa do espaço, que não é coberta.

Prestações de contas

Principal item da pauta da assembleia, a direção da ASPMA fará a apresentação de sua prestação de contas aos associados, que em seguida votarão pela sua aprovação ou reprovação. Na mesma oportunidade também será feita a comparação entre as prestações de contas da atual e antiga gestão da ASPMA.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1241 – 03/12/2020

Compartilhe esta notícia