A Nova Geração Administradora de Serviços, empresa terceirizada que faz os serviços de limpeza em escolas, centros de saúde e outros setores da Prefeitura, voltou a ser alvo de reclamações ontem, dia 11, devido ao atraso no pagamento dos salários de seus colaboradores. Segundo eles, o pagamento, que deveria estar na conta na quinta-feira, dia 7, ainda não foi depositado.

“Esta empresa vive atrasando nossos salários. A gente tem contas a pagar, dívidas a saldar, não podemos aguardar a boa vontade deles em nos pagar”, reclamou uma funcionária que não quis se identificar.

“Além do salário atrasado, a empresa mudou a data do nosso vale alimentação, que antes era pago no dia 18, para o último dia útil do mês, sem nos consultar. Isso é palhaçada e se não nos pagarem até amanhã (hoje, dia 12), não vamos vir trabalhar”, rezingou outra funcionária.

Um dos proprietários da empresa, Luiz, disse que o problema no atraso foi devido a um problema ocorrido no sistema da Caixa Econômica Federal. “O sistema deu pane na sexta-feira, dia 8, não processou a folha no final de semana, inclusive a gerência do banco teve que acionar a superintendência para tentar resolver o problema. O dinheiro dos funcionários está disponível desde quinta-feira, dia 8, e estamos de mãos atadas. Mas a Caixa se comprometeu em disponibilizar mais funcionários para fazer os pagamentos manuais ainda hoje (dia 11)”, explicou.

Sobre a mudança na data do pagamento do vale alimentação, Luiz justificou que a empresa fez um acordo no sindicato e está tudo de acordo com a convenção coletiva, que não estabelece data fixa. “Os 10 dias que deram de diferença no mês de fevereiro, entre os dias 18 e 28, serão ressarcidos na conta de cada um”, disse.

Atraso no repasse
A reportagem do Jornal O Popular entrou em contato com a gerência da Caixa Econômica de Araucária para confirmar as informações prestadas pela empresa Nova Geração e foi informada que o problema ocorreu em função do atraso no repasse por parte da Prefeitura Municipal. O banco explicou que o crédito só foi liberado no final da tarde de sexta-feira, dia 8, e não foi possível processar todas as 356 contas dos colaboradores da empresa.

Ainda de acordo com o banco, o processo está sendo feito manualmente, por uma força tarefa de alguns funcionários do banco, e as pessoas poderão vir receber no caixa eletrônico. A previsão do banco é de que tudo seja regularizado até o final da tarde de hoje (ontem).

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Araucária para saber sobre o possível atraso no repasse à empresa terceirizada. A PMA esclareceu que tem o compromisso de pagamento de seus fornecedores e faz isso rigorosamente em dia, inclusive com a empresa Nova Geração. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração (SMAD), são 356 pessoas contratadas pela empresa que prestam serviço na Prefeitura, principalmente nas secretarias de Educação, Saúde e Administração.