Araucária PR, , 26°C

Novo lote de vacinas vai atingir crianças até 4 anos
Quem está nas faixas de risco ainda tem tempo de tomar a vacina

A Secretaria de Saúde de Araucária acaba de receber um novo lote de vacina contra a gripe, e desta vez o público alvo da campanha serão as crianças com até 3 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. As doses começaram a ser aplicadas para este grupo nos CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil nesta semana.

A campanha de vacinação iniciou em maio e imunizou idosos, crianças entre seis meses e dois anos, trabalhadores da área de saúde e gestantes. Quem está no público alvo da campanha e ainda não se vacinou pode procurar as unidades básicas de saúde.

Casos
Até a presente data, Araucária teve quatro casos confirmados de H1N1, sendo que um paciente continua internado. Cerca de 15 mil pessoas já foram vacinadas na cidade, mas é importante ressaltar que, apesar da imunização, os cuidados básicos para prevenção da gripe também são muito importantes.

Cuidados
O cirurgião geral do Instituto de Medicina de Araucária – IMA, Dr. Danilo Nery Feres, esclarece que a gripe A é uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa e provocada pela mutação H1N1 do vírus da Influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. “Portanto, é um vírus novo, desconhecido para o sistema imunológico das pessoas. Por não possuirmos imunidade contra ele, esta nova doença afetou todo o mundo rapidamente em 2009”, explica.

Segundo ele, assim como na gripe comum, o contágio entre as pessoas se dá através de secreções respiratórias como gotículas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Se estas secreções vão parar nas mãos ou objetos, estes se tornam um meio de transmissão. “Após contato com o vírus, o indivíduo pode levar de 1 a 4 dias para começar a apresentar os sintomas”, ressalta.

Ainda de acordo com o Dr. Danilo Feres, os casos de gripe suína podem ocorrer em qualquer época do ano. “A incidência maior é nos meses de frio. Aqui na região Sul começam geralmente a partir de maio, até agosto. No ano passado o vírus de Influenza A que teve maior circulação foi o H3; já no ano de 2012 o vírus com maior circulação é o vírus H1N1, assim como a pandemia de 2009”, comenta o médico.

Orientações
Caso haja algum doente na mesma casa, Dr. Danilo orienta a mantê-lo afastado a uma distância de 1 metro pelo menos dos outros; deve-se cobrir boca e nariz ao entrar em contato com o doente (máscaras); lavagem de mãos após contato com o doente; não compartilhar utensílios como copos, toalhas, alimentos ou objetos de uso pessoal; mantê-los limpos; deixar portas e janelas abertas para arejar a casa; e orientar o doente a cobrir a boca e nariz com lenço ao tossir e espirrar, e após, lavar as mãos.

Novo lote de vacinas vai atingir crianças até 4 anos

Leia outras notícias