O Reino de Deus está dentro de vós

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

É uma frase encontrada na Bíblia no evangelho de Lucas, capítulo 17, versículo 21, o que para muitos não diz muita coisa, assim não o foi para Liev Tolstoi e até serviu de título a sua obra máxima segundo ele próprio, que é mais conhecido pelos best sellers Ana Karenina e Guerra e Paz, este ultimo livro narra a epopeia de Napoleão Bonaparte.
Nascido em 9/9/1828 e falecido em 20/11/1910, o aristocrata Conde de Tolstoi foi o maior escritor russo de todos os tempos e teve no seu peculiar estudo do sermão da montanha sua inspiração máxima para reinterpretar o Cristianismo totalmente oposto ao praticado pelas igrejas e a sociedade em geral, tanto assim que acabou excomungado pela própria Igreja Ortodoxa e teve sua obra proibida em solo russo pelo Czar de plantão. Sua vida particular influenciou grandes pensadores do século XIX e XX e seu processo de Iluminação ou Autoconhecimento foi analisado e ilustra um capitulo do livro Variedades da Experiências Religiosas do renomado psiquiatra norte americano Willian James.
Focado em frases como “ofereça a outra face” e “resistai ao mal” desenvolveu a doutrina do pacifismo fundamentado no princípio da não violência que praticado como modo de vida invalidaria a necessidade das forças armadas dos governos sobre a face da terra, criando assim o anarquismo pacifista cristão.
Seu grande leitor também foi grande seguidor de suas ideias, trocando inclusive inúmeras correspondências entre si, e era nada mais menos que Gandhi, o Mahatma (o grande alma), que dizia ser Tolstoi o maior Apóstolo de Jesus Christo na face da terra. Não foi a toa que sem armas, sem exercito, sem disparar um único tiro, Ghandi desafiou o maior império que este mundo já conheceu e como um Christo moderno libertou a Índia de um domínio secular do Império Britânico.
Uma dos melhores livros a ser lido nesta vida.

O Reino de Deus está dentro de vós

Publicado na edição 1320 – 14/07/2022

Compartilhar
PUBLICIDADE