Araucária PR, , 18°C

O saldo foi: Um grande sucesso de FestivalO saldo foi: Um grande sucesso de FestivalO saldo foi: Um grande sucesso de Festival

Foram dias de muito trabalho… trabalho da organização, da produção, dos jurados e, principalmente, dos candidatos, que além de ensaiar muito, tiveram que lidar com vários sentimentos, aqueles de dar frio na barriga, gelar os dedos e dar um certo tremelique interno ao subir no palco. Porém, o cansaço não foi em vão, a 16ª edição do Festival da Canção de Araucária foi um sucesso, atraindo músicos e cantores de vários estados do país, com destaque para a grande presença dos artistas de nossa cidade e região.

Juliane Nievola, coordenadora do evento, analisou bem o desempenho do Festival: “Nossa avaliação é que nesse ano tivemos um Festcar ainda melhor que nos outros anos. Foi bem positivo, tanto de público quanto de inscrições, batemos o recorde em relação ao ano passado”, comenta. Foram 239 candidatos, sendo 110 de nossa cidade, inscritos entre as categorias Interpretação Popular, Interpretação Sertaneja, Interpretação Infantojuvenil, Interpretação Banda (pop/rock) e Composição. Com o grande número de participantes locais, a presença do público para conferir nossos artistas também foi massiva. Conforme informou Juliane, informações ainda não oficiais apontam que, em média, circularam pelo local 2 mil pessoas por noite.

A organização do evento fluiu tranquilamente, não havendo reclamações nem do público nem dos candidatos. O que se via lá, na verdade, era muita alegria, pessoas cantando e dançando, incentivando os corajosos que subiam no palco para mostrar seu talento. Os candidatos foram avaliados pela comissão julgadora, composta por Antonio Cesar Rocha, João Alfredo Charmak, Evelyn Liz, Ana Maria Correa Rocha e Fabiano Malheiros, todos profissionais da área musical de Curitiba e região Metropolitana. Os juízes atribuíam notas de 0 a 10 para cada quesito: Nas categorias Interpretação Popular, Sertaneja e Infantojuvenil foram avaliados Interpretação, Ritmo e Afinação; na categoria Interpretação Banda foram avaliados Interpretação, Performance e Afinação; e na categoria composição foram avaliados os quesitos Letra, Arranjo, Ritmo, Melodia, Harmonia e Interpretação.

Estrelando Araucária
Com grande número de participantes, Araucária teve excelentes artistas representando a cidade. Nas categorias Sertanejo, composição e banda, as primeiras colocações ficaram para nós. Ricardo Montanha, morador do Shangai, foi o vencedor da categoria composição e conta um pouquinho de como foi a emoção: “O Festcar é um baita de um festival, de cara você já vê a qualidade, eu considero um dos melhores do Brasil. Participam pessoas de todo país, é o nome da nossa cidade sendo falando em outros lugares. O primeiro lugar é consequência do trabalho, indica que estamos no caminho certo”, conta ele, que é vocalista da banda Soldados do Amor e participa há nove anos do Festival.

A dupla Marcio e Marlon também ficou radiante com a primeira colocação, eles que cantam juntos desde de 2000 e já ficaram com o primeiro lugar no Festcar de 2001. Apesar de ser repeteco, contam que a vitória teve o mesmo gosto da estreia: “Como fazia bastante tempo, foi uma sensação nova. Foi muito bom, quem é que não gosta de ganhar, né? Você vê o resultado de tanto ensaio”, afirma Marcio. E ainda reflete sobre a alta concorrência, ainda mais vinda de outros estados: “Para nós é uma honra, estamos mostrando que aqui em Araucária também existe talento, também temos potencial”, finaliza.

O saldo foi: Um grande sucesso de FestivalO saldo foi: Um grande sucesso de FestivalO saldo foi: Um grande sucesso de FestivalO saldo foi: Um grande sucesso de Festival

Leia outras notícias