Prefeito e deputada (no centro da foto) durante encontro de prefeitos
Mais de 320 gestores de cidades paranaenses participaram na sexta-feira, 17 de abril, do Encontro Estadual de Novos Prefeitos do Paraná. Organizado pela Associação de Municípios do Paraná (AMP) e pelo Governo Federal, o evento foi realizado no Expotrade, em Pinhais. Entre os presentes estiveram o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB), boa parte de seus secretários municipais e a deputada federal Rosane Ferreira (PV).
Oficialmente, o objetivo do encontro foi orientar os gestores e suas equipes sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponibilizadas pela União aos municípios, além de melhorar o diálogo entre as prefeituras e o Governo Federal, que mandou para o encontro figuras de peso de seu primeiro escalão como a ministra chefe da secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e da Casa Civil, Gleisi Hofmann.
Acompanhando Olizandro, também estiveram presentes vários dos titulares de secretarias com atividades fins, como Educação, Saúde, Obras Públicas e Urbanismo. Todos eles aproveitaram o evento para se inteirar das linhas de financiamento disponíveis para suas pastas “É a primeira vez que presencio este tipo de iniciativa por parte do governo federal. O encontro foi, sem dúvida, uma grande chance para que as cidades pudessem se habilitar e se capacitar para receber recursos e firmar importantes parcerias com o governo federal. Esta foi uma demonstração de respeito com os municípios”, afirmou o prefeito.
Também presente ao encontro, a deputada Rosane fez questão de ressaltar a importância do evento no sentido de aproximar o Governo Federal dos municípios e voltou a frisar que a Prefeitura de Araucária pode contar com seu gabinete em Brasília como parceiro na busca por recursos da União. “É preciso sensibilidade para observar que é nas cidades que as pessoas vivem, é preciso eliminar a distância, muitas vezes burocrática, que existe entre as esferas de governo federal, estadual e municipal. Quem ganha com essa aproximação somos todos nós”, destacou.