Foi concretada a primeira das 18 estacas que sustentarão o viaduto

A Terpasul Construtora de Obras Ltda., empresa que está construindo o viaduto de entrada da cidade, concretou ontem, dia 22, a primeira das 18 estacas que darão sus­ten­ta­ção a estrutura do viadu­to. A concretagem foi acompanhada de perto pelo prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB). “É mais uma das grandes obras de nossa administração que saiu do papel e começa a ganhar corpo”, disse.

Segundo informou o engenheiro Ronaldo Fontolan, da ENGEF Engenharia de Fundações Ltda., empresa contratada pela Terpasul para executar esta etapa da obra, a primeira estaca concretada ontem foi colocada a 14 metros de profundidade. Ainda segundo o engenheiro, daqui a duas semanas todo o tráfego da rodovia deve ser desviado para as marginais da via. “Só aí começarão as escavações da parte de baixo do viaduto”, explicou.

É o futuro
O proprietário da Mecânica Dal Bosco, Walter Dal Bosco, 57 anos, foi uma das pessoas que acompanhou o processo de concretagem da primeira estaca do viaduto. O mecânico é um dos comerciantes da área que tiveram seus terrenos desapropriados para que a obra pudesse ser iniciada. “Fazia tempo que eu ouvia falar que este viaduto seria construído, mas só agora ele saiu do papel”, conta.

Para Walter, a obra era necessária para ordenar o trânsito na região e trazer mais segurança para quem trafega pela via. “Se as obras na Repar começassem e a construção do viaduto não saísse do papel isto aqui iria virar um caos”, afirmou, acrescentando que a obra é mais um sinal de que Araucária está se desenvolvendo.

Argila do Nordeste
Segundo informou a Terpasul Construtora de Obras Ltda., para garantir a qualidade da obra, antes das estacas serem concretadas, o buraco onde vai ser colocado o concreto usinado é preenchido com uma argila especial chamada bentonita, que só é encontrada na região Nordeste. Este processo dá uma espécie de estabilidade ao buraco, evitando que ele desmorone enquanto o concreto usinado é colocado.

Por ser mais denso do que a argila, quando o concreto usinado é depositado no buraco, ele faz com que a bentonita saia. Embora pareça simples, este processo dá uma maior qualidade à estaca, que não terá em sua composição pedaços de terra.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe