Outubro Rosa termina, mas ações continuam
A Guarda Mirim também participou da programação alusiva ao mês de prevenção das mulheres

A mobilização mundial pela Saúde da Mulher, conhecida por Outubro Rosa, foi realizada pela segunda vez em Araucária. Durante todo o mês, várias ações tiveram como foco a prevenção e diagnóstico, principalmente do câncer de colo de útero e o de mama. As atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) ao longo do mês mostraram que o cuidado com a saúde deve ocorrer durante todo o ano e que as unidades de Saúde estão abertas para orientação e atendimento.

De acordo com a SMSA, durante o Outubro Rosa, a realização de mamografias em Araucária foi 15% superior à média. De janeiro até agora, 4.410 procedimentos foram realizados. Já na coleta de preventivo (papanicolau) a porcentagem é ainda maior: 55% acima da média. Só em outubro, o número de coletas chegou a 1.352. No ano, já somam 5.720 preventivos realizados.

Palestras na Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), coletas de preventivo na Repar e na Facear e encontros com servidores na área da Saúde estiveram entre as outras ações que contaram também com a participação e apoio de outras secretarias.

Agendamento
Toda mulher interessada em fazer qualquer um dos exames preventivos deve procurar uma unidade de Saúde, em qualquer época do ano (no horário convencional de funcionamento), e pedir o agendamento. Para o exame de colo de útero há cuidados necessários previamente que um enfermeiro irá explicar detalhadamente.

Mais do que fazer o exame, é importante não se esquecer de buscá-lo na unidade de Saúde para saber o resultado. Em caso de qualquer alteração nos resultados dos exames, os profissionais da rede pública de saúde orientam e encaminham para acompanhamento e tratamento adequado.