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A situação de quem depende da rede pública de saúde sempre foi difícil em Araucária. No único hospital da cidade e nas unidades de saúde as reclamações de demora no atendimento e de sacrifícios de pacientes que precisam passar a noite na fila para conseguir atendimento são constantes.

Uma leitora do Jornal O Popular, que preferiu não se identificar, conta que recentemente levou a avó para ser atendida no Hospital Municipal de Araucária – HMA e ela não foi atendida porque não havia sido encaminhada pelas unidades de saúde 24 horas (UPA e NIS). “Minha avó estava passando muito mal, com infecção na bexiga, por isso a levamos direto para o pronto-socorro do hospital. Mesmo assim eles não a atenderam e ela teve que ser levada para o NIS, onde passou 23 horas sendo medicada para só então ser transferida para o HMA. Isso é uma vergonha, as pessoas morrem aguardando atendimento”, reclamou.

Sobre esta e tantas outras reclamações já recebidas, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece algumas dúvidas da população sobre qual serviço procurar, e lembra aos usuários que os locais variam dependendo da necessidade do atendimento, que pode ser de urgência, emergência ou eletivo. Explica ainda que, dirigir-se ao local correto, evita perda de tempo e filas desnecessárias.

Unidade de saúde
As portas são abertas para todos os usuários, independente da queixa, mas é direcionada para os problemas de saúde eletivos e não urgentes, que não causam risco à vida em curto prazo. Basta ir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber o atendimento, situação que pode acontecer no dia ou ser agendada conforme cada caso, após realização de triagem e acolhimento.

Os centros de saúde recepcionam todos os pacientes com diferentes tipos de casos, encaminhando para os serviços necessários, mas não atendem 24 horas e apenas de segunda a sexta-feira. Após a realização da consulta médica, se houver a necessidade, o paciente agendará os exames e consultas, nas próprias unidades de saúde. A SMSA esclarece que para fazer os agendamentos é necessário ter o encaminhamento médico prévio.

Mas por que a necessidade de ir primeiro a uma unidade de saúde? A maioria dos atendimentos realizados nos serviços de saúde são procedimentos mais simples e que não precisam ser executados em caráter emergencial, pois não colocam a vida do paciente em risco. Se todos os usuários fossem buscar ajuda em um mesmo momento e em um único local, o serviço ficaria lotado e as pessoas que realmente precisam ser atendidas com urgência seriam prejudicadas, tendo que esperar mais tempo até que uma triagem fosse realizada e a classificação de risco conseguisse encaminhar prioritariamente quem necessite.

Hospital Municipal
O Hospital Municipal de Araucária também precisa de encaminhamento para recepcionar os pacientes, a não ser que se trate de pacientes trazidos pelo Siate e Samu ou relacionados à emergências obstétricas, como por exemplo, suspeita de abortamento e descolamento de placenta. Por isso, se estiver com algum problema de saúde não se dirija diretamente ao local sem ter um encaminhamento prévio.

Os atendimentos no hospital são realizados de forma eletiva, ou seja, todos vêm encaminhados pelos serviços de saúde. A regra se aplica para os casos de exames, consultas ambulatoriais, internações e cirurgias. Isso acontece para que haja tratamento dos casos de maior complexidade, isto é, apenas nas situações mais graves diagnosticadas ou que necessitem de conduta médica diferenciada, já que o local conta com equipamentos especiais, maternidade, leitos de UTI e médicos especialistas plantonistas.

24 horas
Casos de urgência ou emergência são motivo para os pacientes procurarem as unidades de pronto atendimento NIS III e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – para atendimento adulto – e o Pronto Atendimento Infantil – para as crianças.

No sistema de pronto atendimento, a distribuição dos pacientes é feita inicialmente por meio de um profissional que faz a triagem e encaminha os pacientes às áreas específicas de acordo com a queixa do usuário. Os pacientes que necessitarem de assistência imediata, casos de emergência, serão encaminhados diretamente à uma ala com atendimento prioritário.

O que são situações de urgência e emergência
As situações de emergência colocam em risco a vida do paciente, como infarto, derrame, acidente de carro e moto, traumatismos, dor no peito, crises convulsivas, sangramentos intensos e etc.

Os casos de urgência são aqueles nos quais o paciente apresenta um grande desconforto, mas não têm risco de morte, só que necessitam de atendimento nas primeiras 12h. São exemplos: febre alta, vômito constante, diarréia, suspeita de intoxicação, pneumonia, fratura, pressão alta, desmaio, cólicas de rim, apendicite, acidentes com animais peçonhentos e etc.

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