A proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A amostragem da pesquisa envolveu 108 mil domicílios no Brasil.

A obesidade é uma condição médica causada pelo acúmulo de gordura em diferentes partes do corpo. Existem diferentes causas para a obesidade, sendo que a principal delas é o consumo exagerado de calorias. Para determinar se uma pessoa está obesa ou não, é feito o cálculo do Índice de Massa Corpórea, que divide o peso do paciente por sua altura elevada ao quadrado.

O paciente com obesidade pode apresentar diversos problemas e complicações de saúde como: diabetes, pressão alta, apneia do sono, aterosclerose, trombose, varizes, distúrbios no ciclo menstrual (nos pacientes do sexo feminino), além de problemas cardiovasculares.

Em Araucária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) oferece para a população um grande diferencial em relação às outras prefeituras que é o atendimento nutricional individualizado, oferecido pela atenção secundária.

De acordo com a nutricionista Aline dos Santos Flores Patschiki, os pacientes que estejam com algum grau de obesidade podem procurar a Unidade Básica de Saúde que fará o encaminhamento para o atendimento nutricional. “Essa consulta é realizada de forma individual e são prescritas dietas para redução de peso e também todo o acompanhamento desse processo com retornos conforme a necessidade de cada paciente”, explica.

Prevenção

A Secretaria de Saúde está investindo em um projeto que tem como objetivo trabalhar na prevenção da obesidade dentro das UBS´s. Esse projeto prevê a ampliação das equipes multidisciplinares com a contratação de mais nutricionistas que deverão atuar na atenção primária. “Desta forma o atendimento nutricional não será restrito somente a atenção secundária. Nas unidades de saúde os nutricionistas poderão realizar trabalhos em grupo, campanhas e fazer um diagnóstico mais apurado da situação nutricional dos pacientes”, destaca.

Capacitação

No próximo dia 29 de março (terça-feira) a SMSA fará uma capacitação para os colaboradores das Unidades de Saúde com o objetivo de orientar sobre marcadores de consumo alimentar. Ou seja, eles serão capacitados e treinados para coletar dados referentes ao consumo de alimentos de pacientes que consultarem nas unidades. “Esses dados vão ajudar a construir perfil da população de Araucária em relação à alimentação: como comem, o que comem etc. Esse perfil é que vai direcionar as ações da secretaria de Saúde nesse sentido”, finaliza a nutricionista.

Foto – Divulgação

Texto: Assessoria

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Pablo Rosales é campeão brasileiro de jiu jitsu

O araucariense Pablo Rosales, 15 anos, aluno do colégio metropolitana, se consagrou campeão no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira (CBJJ). O

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp