Pais devem ficar atentos ao contratar o serviço
CMTC e Sindifretan estão de olho nas empresas clandestinas

Com o início do ano letivo, muitos pais iniciam uma verdadeira maratona para contratar uma empresa de transporte escolar que seja idônea. O primeiro passo é verificar a regulamentação e as condições de segurança das vans e peruas escolares que executam este tipo de atividade no município.

É preciso cuidado para não contratar um serviço clandestino. Por isso, os pais devem verificar se a empresa está regularizada junto à Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Araucária (CMTC) ou no Sindicato do Transporte Escolar e Fretamento – Sindifretan.

“Os pais poderão ligar aqui no sindicato para saber se a empresa está regularizada, se é confiável e ainda conhecer o roteiro dos bairros que elas atendem”, orienta Maria Lopata de Lima, presidente do Sindifretan.

Ela conta que a cidade tinha 170 empresas credenciadas no ano passado, entre particulares e da prefeitura, mas a expectativa para este ano é ampliar o número de veículos. “Com esse crescimento no setor, é necessário que os pais intensifiquem ainda mais suas pesquisas na hora de escolher a empresa que vai levar e buscar seus filhos na escola”, esclarece Maria.

Fique em dia
A CMTC orienta as empresas e pessoas autônomas que fazem o transporte escolar e que ainda não se cadastraram a regularizarem sua situação o quanto antes para que fiquem aptas a atuar. “As pessoas devem apresentar toda a documentação necessária junto à companhia para que seus veículos sejam vistoriados e recebam a autorização para trafegar, cuja validade é de seis meses. O cadastro é anual, mas a vistoria é semestral”, explica Fernando Camargo, do setor de fiscalização do transporte escolar e fretamento da CMTC.

Ele diz que aos poucos as empresas já fazendo ou renovando seus cadastros e passando pelas vistorias, que são realizadas nas segundas e terças-feiras. “O cadastro poderá ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, na CMTC, que fica anexa ao terminal central. É importante que todas as empresas façam isso, pois no ano passado tivemos casos de carros irregulares circulando, mas que foram alvo das fiscalizações feitas em conjunto entre o departamento de trânsito da Prefeitura, Guarda Municipal e Polícia Militar”, comenta Fernando.

Serviço
Para saber se uma empresa de transporte escolar está regulamentada, os pais poderão ligar para a CMTC no telefone 3074-2934 (falar com Fernando Camargo) ou no Sindifretan, nos telefones 9924-7433 e 3552-5505 (falar com Maria Lopata).