A Secretaria da Saúde realizou cinco mil testes para identificar a presença do vírus HIV durante a segunda semana da campanha “Fique Sabendo”, que incentiva a população a fazer o teste para diagnosticar a aids. Somados aos 2.670 testes da primeira semana, eles levam o Paraná a superar a marca de 7 mil procedimentos em duas semanas.
Os resultados da segunda semana, ainda preliminares, identificaram 22 casos positivos de contaminação pelo HIV. Na primeira semana, os testes mostraram que 17 amostras continham o vírus. A Saúde estima que 20 mil pessoas têm aids e não sabem no Paraná. A campanha “Fique Sabendo”, uma das estratégias para reduzir esse número, segue até 15 de outubro em todos os municípios do Estado.
O coordenador do Programa DST/Aids do Paraná, Francisco Carlos dos Santos, explica que a ação, iniciada há 20 dias, é uma oportunidade para o diagnóstico precoce da doença. “É preciso que as pessoas enfrentem o medo e realizem o teste. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será a qualidade de vida do portador do vírus graças ao tratamento adequado”, enfatiza.
Apesar da maioria das contaminações ocorrerem entre 13 e 19 anos, a maior procura pelos testes continua ocorrendo na faixa etária dos 20 a 39 anos, especialmente entre mulheres. É também nessa faixa que está a maioria dos testes com resultado positivo.