Parceria permite triagem visual gratuita
Clarisse (ONG Schnorr), Chirlei, Dr. Gustavo e Reginaldo (ONG)Parceria permite triagem visual gratuita
Após a triagem, crianças foram examinadas pelo Dr. GustavoParceria permite triagem visual gratuita
Pessoal da Ótica Vitória Régia fez a triagem com as crianças

O oftalmologista Gustavo Gubert, do Instituto de Oftalmologia de Araucária – IOA e a Ótica Vitória Régia são protagonistas de uma parceria que está levando atendimento oftalmológico gratuito para as crianças atendidas pelo Instituto Schnorr, localizado no bairro Campina da Barra. O projeto social funciona assim: após passar por uma triagem, o oftalmologista faz a consulta visual das crianças no IOA, e aquelas que apresentam algum problema, ganham os óculos da ótica, gratuitamente.

A proprietária da Ótica, Chirlei Nunes Pereira conta que tudo começou a partir de uma promoção que realizou entre os clientes na época do Natal. “As pessoas deveriam colocar na urna um pedido criativo, e este seria atendido. A ganhadora disse que gostaria de mudar a vida das crianças da ONG Schnorr, e então surgiu a ideia de doar óculos para as que precisassem. Mas era necessária a consulta com um oftalmo, e foi então que conversei com o Instituto de Oftalmologia, através do Dr. Gustavo e Dr. Ivan, e eles prontamente aceitaram fazer a parceria”, conta.

O trabalho iniciou com a triagem das 160 crianças, na própria ONG, feita pela Ótica, e as que apresentaram algum problema, estão sendo encaminhadas para uma consulta mais apurada com o Dr. Gustavo. “Trinta e uma crianças apresentaram dificuldades em enxergar e, em grupos de quatro, elas estão sendo levadas para as consultas no IOA. Até agora, 16 crianças e três educadores terão que usar óculos e a ótica vai doar as lentes e armações, em parceria com a marca de armação Baly Hay e o laboratório Quality Lab”, relata Chirlei.

Prevenção
Segundo o Dr. Gustavo, grande parte da população apresenta algum grau de dificuldade visual, mas a maioria não percebe até ser examinada. “A criança apresenta grande elasticidade da musculatura ocular, o que pode fazer com que passe desapercebido uma deficiência, e a criança dificilmente irá se queixar antes de atingir a idade escolar, por isso o exame realizado precocemente e tão importante”, explica.

O médico diz ainda que se conseguirmos diagnosticar, prevenir e tratar patologias oculares na infância, principalmente dos zero aos 7 anos de idade, período fundamental para o amadurecimento do sistema visual, poderemos evitar os casos de ambliopia (limitação da visão pela falta de estímulo), uma causa de baixa visual muitas vezes permanente e que pode ser revertida, além de outras patologias oculares.

“Isso é de extrema importância para o futuro desses pacientes, pois uma limitação visual não tratada na infância, exclui um adulto de uma grande fatia do mercado de trabalho. Algumas profissões necessitam do que chamamos de visão 20/20, ou seja, 100% de acuidade visual em ambos os olhos (ex: motoristas, cirurgiões, pilotos de aeronaves, etc)”, exemplifica.
O oftalmologista também faz questão de ressaltar que a medicina passa por uma transformação nas últimas décadas e vem se tornando cada vez mais preventiva e não curativa. “Investindo na prevenção de doenças, reduzimos os custos de futuros tratamentos e sequelas irreversíveis para os pacientes”.