Araucária PR, , 25°C

Durante o andamento da 1ª fase do Campeonato da 2ª Divisão da Liga Desportiva de Araucária (LDA), a diretoria do União Cinco Jardins contratou um advogado e protocolou junto à entidade organizadora um documento exigindo que seus atletas que disputaram o Campeonato da 1ª Divisão em 2009 pudessem entrar em campo em 2010.
Rebaixado no ano anterior, juntamente com o São Paulo, pelo regulamento, o time não poderia utilizar jogadores que, no ano passado, tivessem disputado a 1ª divisão (exceto juniores) de qualquer campeonato apoiado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) – como ficou decido para todas as equipes competidoras em arbitral.

Justificativa
O documento do União Cinco Jardins foi encaminhado à Comissão Disciplinar e o presidente, Ricardo Escher, deu um parecer favorável ao time. A decisão causou a indignação de outras equipes. “Com o sinal verde para o União utilizar os jogadores, o regulamento foi violado e ignorado. Um desrespeito aos outros 23 clubes que seguem todas as regras da Liga”, disseram.
O presidente da Comissão fundamenta seu parecer: “quando um time cai, não cai só o nome dele, mas toda a sua estrutura. Quando o Cinco Jardins foi para a 2ª Divisão, toda a estrutura dele foi junto, incluindo os jogadores”, diz Escher. “Por isso, no meu entendimento, o regulamento precisava se abrir para os jogadores que disputaram a 1ª Divisão pelos times que caíram. Só para esses jogadores e para jogarem por esses mesmos times”, enfatiza o presidente.

Esclarecimento
O presidente da Liga, Idu Blaszcz, explica que a Comissão é um órgão autônomo e com competência acima da entidade. “Só a Justiça Desportiva está acima da Comissão. A Liga sempre e em qualquer caso busca cumprir a ordem judicial e em nenhum caso a discute. Os times que se sentem lesados, por essa ou por outra situação, devem entrar com recurso no Tribunal Desportivo”, esclarece Blaszcz.
De acordo com ele, se o União Cinco Jardins tivesse se classificado e outro time recorresse, o Campeonato ficaria parado até a decisão em última instância. “A diretoria da Liga não está aqui para prejudicar nenhum time, muito pelo contrário”, diz Blaszcz. Segundo ele, por ordem da Comissão, para a próxima edição da 2ª Divisão, o regulamento deverá prever que os times que caírem da 1ª poderão usar seus jogadores.

Leia outras notícias