Agora o espaço oferece aos visitantes churrasqueiras no bosque e pista de caminhada

Sempre lotado de visitantes, o tradicional Parque Cachoeira, criado em 1982, continua sendo uma boa opção de lazer para as famílias de Araucária nos finais de semana. A grande procura do público pelo local tem uma explicação: com 166 mil m² de extensão, o Parque Cachoeira conta com atrações para toda a família, aliadas a uma área de mata nativa, lago e ribeirão; tudo isso bem no centro da cidade.

Próximo a um dos portões de acesso, o visitante tem a oportunidade de conhecer a Casa do Artesanato, um projeto de geração de renda e incentivo às artes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que comercializa peças dos artesãos do município cadastrados na prefeitura.

A Aldeia da Solidariedade e o Museu Tingüi-Cuera são um convite a uma viagem ao final do século XIX, quando os imigrantes europeus chegaram ao município e se instalaram às margens do Rio Iguaçu e na região de São Miguel. Na Aldeia os visitantes podem conhecer as centenárias edifi­cações de madeira rudimentar que os poloneses construíram quando chegaram à região. Em 1982 as casas foram transfe­ridas da localidade de Thomaz Coelho para o Parque Cachoeira, devido à construção da barragem do Passaúna. Ao todo são duas casas, chiqueiro, paiol e picador de palha, hoje utilizados para oficinas de arte e artesanato da prefeitura.

O Museu Tingüi-Cuera é outra atração. Inaugurado em 1980 e transferido em 1982 para o endereço atual, o Museu funciona no antigo prédio de uma indústria de massa de tomate e farinha de milho, construído em 1943. É um museu com características históricas e seu acervo conta com objetos de trabalho e do cotidiano dos antigos moradores do município.

O prédio abriga ainda sala para exposições temporárias, o Arquivo Histórico Municipal Archelau de Almeida Torres que conta com documentos e fotografias, salas de restauro, de reserva técnica, de cursos e auditório Júlio Grabowski.

No Parque as crianças têm à disposição a Casa Suíça, também chamada de Cantinho Infantil, onde há o camarim de pintura, jogos e recreação.

Novidades no Parque
Para oferecer ainda mais opções de lazer para seus freqüentadores, a prefeitura construiu no Parque Cachoeira quatro sanitários, um fraldário, 26 bancos e quatro churrasqueiras em meio ao bosque de plantas nativas. A utilização das churrasqueiras e de todos os equipamentos do Parque é gratuita.
Também no bosque, a prefeitura construiu uma pista de caminhada, onde o público pode praticar o esporte por conta própria ou participar do projeto Caminhada Orientada, que tem a supervisão de profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Esticando o passeio
Agora o Parque Cachoeira também está ligado a outro complexo de lazer: o Parque Linear, que alia o lazer da comunidade e a preservação e recomposição das áreas de preservação permanente.

O trecho do Parque Linear que contempla o Parque Cachoeira já está concluído, faltando apenas algumas obras de revitalização e ampliação do Parque que ainda estão em fase de projeto.

Desde o Parque das Pontes, localizado às margens do rio Iguaçu, até o Parque Cachoeira os visitantes têm à disposição ciclovias, pistas de caminhada, canchas de areia e trechos de mata nativa e ribeirões preservados.

Novos horários de visitação
Casa do Artesanato: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. Fone: (41) 3552-3211.

Museu Tingüi-Cuera: segundas das 13h30 às 17h30, de terça a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. Fone: (41) 3901-5037.

Aldeia da Solidariedade: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Fone: (41) 3901-5195.
Casa Suíça (Cantinho Infantil): segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. Fone: (41) 3901-5030.

Serviço: O Parque Cachoeira fica na Rua Ceará, 65, Jardim Iguaçu, Araucária (acesso pela Avenida Archelau de Almeida Torres). Aberto diariamente das 8h às 20h. Entrada franca. Informações: (41) 3901-5214.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe