Passeio de bike promove educação no trânsito

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Passeio de bike promove educação no trânsito
O evento acontece toda quarta-feira, às 20h, e todos podem participar

Um evento para reunir a família araucariense, colocar o pessoal para se exercitar e ainda promover o respeito no trânsito. São esses os objetivos do passeio de ciclismo semanal promovido pelo grupo Pedala Araucária.

O encontro tem acontecido toda quarta-feira à noite em frente à Câmara Municipal de Vereadores, e tem atraído crianças, jovens, adultos e até o grupo da melhor idade. “Nós fazemos um percurso leve com ritmo bem tranquilo, então qualquer um pode participar, inclusive os sedentários”, afirma Renan Poletti, um dos organizadores do evento.

Segundo ele, a ideia surgiu no mês de maio, quando ele e três amigos decidiram sair andar de bicicleta numa quarta-feira à noite. “Na outra semana, nós saímos de novo com 16 pessoas. Na terceira tentativa, estávamos em 26, e na última quarta-feira, dia 12 de junho, reunimos 28 pessoas que ainda aproveitaram uma mesa de frutas preparada pelo pessoal da Distribuidora Rodrigues e do Supermercado Barão”, comemora.

No entanto, ele e os demais organizadores pensam em aumentar o evento. “Quando uma pessoa sai sozinha andar de bicicleta, infelizmente os carros não a respeitam. Mas, quando um grande grupo sai, é bem diferente. Nós queremos que os veículos maiores nos respeitem e também queremos que nosso pessoal respeite as leis de trânsito para que mereçam esse respeito”, pontua. Entre os problemas, segundo ele, está o fato de alguns ciclistas insistirem em andar na contramão. “A legislação diz que a bike é um veículo, então precisa andar na mão correta”, afirma.

Por isso, o passeio tem o objetivo de passar informações como essa e tantas outras de maneira prática e saudável. “Além disso, pretendemos preparar panfletos e distribuir nos semáforos da cidade nos próximos dias”, adianta.

Participe!
Para participar do passeio, basta se dirigir à Câmara Municipal de Vereadores na quarta-feira, às 20h. O percurso tem duração de 1h30 e acontece no perímetro urbano. “Daqui algumas semanas, começaremos a andar pelas estradas rurais, mas vamos avisar o pessoal para que eles consigam capacete e iluminação adequada”, informa Renan. Até lá, é possível obter informações pelo telefone 3048-0280 ou ainda pelo Facebook do grupo: Pedala Araucária.