Durante anos o setor de telefonia vem ocupando os primeiros lugares no ranking de queixas no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). São várias as reclamações dos consumidores com relação aos serviços e entre elas está a cobrança da taxa de telefonia, que hoje custa R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial).
Mas apesar de que lutar contra o cancelamento da taxa de telefonia possa parecer algo utópico e sem solução, surge uma esperança para a população. Através do telefone 0800-619619, da Câmara dos Deputados, você poderá participar de uma enquete sobre o tema, ligando das 8 às 20 horas. Só serão aceitas as ligações feitas de telefone fixo.
Não digite nada, nem 1, nem 2, espere para falar com uma atendente. Fale que é para votar a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo. O Projeto de Lei é o de nº. 5476.
Ao ligar, a atendente irá lhe perguntar onde conseguiu o nº do telefone e você deverá responder no jornal ou na Internet e ela fará uma segunda pergunta: “Você é a favor ou contra?” Nesta hora preste muita atenção e repita pausadamente: “Sou totalmente a favor do cancelamento da taxa de telefonia”.
Se a lei entrar em vigor, você só pagará pelas ligações efetuadas, e vai ajudar a acabar com a assinatura mensal. Este projeto está tramitando na Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados.
O assunto não vem sendo veiculado na TV ou no rádio, porque não existe interesse dos responsáveis, por isso a população, que é quem paga a conta, precisa correr atrás dos seus direitos.