Pensando Moral e Ética
As relações humanas na sociedade são permeadas pela moral e pela ética.
No senso comum, moral e ética são apresentados como sinônimos. Todavia, ambas possuem diferentes significados.
Moral é uma palavra de origem latina, derivada da palavra “moris”, que significa costume, maneira de se comportar. A moral é fruto do padrão cultural vigente e incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio. Regras estas determinadas pela própria sociedade.
Mas, tradicionalmente, “moral” é usada para designar o conjunto de normas e regras que regulamentam o comportamento humano.
A palavra “ética” vem do grego ethos que significa literalmente morada, habitat, refúgio. O lugar onde as pessoas habitam. Mas, no sentido filosófico, ética se refere ao “caráter”, “índole”, “natureza”. Neste sentido, a ética é um tipo de postura e se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana, ou seja, como lidar diante das situações da vida e ao modo como convivemos e estabelecemos relações uns com os outros. É uma postura pessoal que pressupõe uma liberdade de escolha.
Sendo assim, não basta seguir uma regra moral. É necessário realizar uma reflexão ética sobre os valores morais adotados.
Se a moral trata dos valores permitidos e proibidos, das condutas corretas e incorretas, a ética nos leva a pensar, a refletir, a concordar, a contestar e a um aprendizado.
A ética não nasce com o indivíduo, mas está incorporada a este sujeito.
Pense nisso!
Publicado na edição 1158 – 11/04/2019