Durante toda a semana passada, o setor de trânsito da 2ª Companhia do 17º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), realizou blitz voltada aos veículos de transporte escolar. De acordo com o comandante da Cia., tenente Stoccheiro, a operação é realizada periodicamente. “Ela visa, principalmente, assegurar a segurança dos escolares que utilizam o serviço, e, por consequência, também valoriza as empresas que trabalham regularmente”, explica o policial.

A blitz aconteceu próximo a instituições de ensino do centro, da periferia e também das localidades rurais, como Guajuvira e Tietê. Na sexta-feira, dia 19, a operação aconteceu em frente à Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka, na Rua Rodolfo Hasselmann, nos horários de entrada e de saída de alunos. De acordo com o responsável pelo setor, sargento Nemer, muitas empresas foram notificadas, a maioria, por falta de licença ou de documentos de porte obrigatório do condutor e do veículo.

“Os pais veem na locação de van uma comodidade para transportar seus filhos entre a casa e a escola, mas é importante verificar se o prestador do serviço está registrado e em acordo com a legislação”, alerta o sargento. Para ele, os pais também devem atuar como fiscais do transporte que contratam para os seus filhos, verificando se a empresa tem licença do Detran e da Prefeitura Municipal para o transporte escolar, se o motorista é capacitado para esse tipo de transporte e se o veículo tem condições de transitar em segurança.