Contrato foi assinado em solenidade realizada no salão nobre da Prefeitura
O prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PS-DB) assinou no último dia 17 o contrato de empréstimo com a Caixa Econômica Federal para a compra de mais 8.335 mini-netbooks para os alunos da rede municipal de ensino. Os equipamentos serão utilizados no projeto Um Computador por Aluno em Araucária (UCAA), a mais vistosa das promessas feitas por Zezé durante a última campanha eleitoral.
O acordo foi firmado em solenidade realizada no salão nobre do Paço Municipal. O financiamento é de R$ 3.141.794,90, sendo que os recursos são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), tendo a Caixa Econômica Federal como agente financiador. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, os recursos devem ser liberados assim que o BNDS validar o contrato firmado com o Município. A empresa que fornecerá os mini-netbooks é a Positivo Informática, que venceu a licitação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) do Governo Federal. A, previsão é de que os equipamentos sejam entregues ainda neste primeiro semestre.
100 por cento
Ainda de acordo com a assessoria de comunicação, o empréstimo possibilitará que o UCAA chegue a 100% das escolas municipais. "Hoje, são 3500 computadores portáteis educacionais adquiridos com recursos próprios e que beneficiam 7 mil alunos nos turnos da manhã e da tarde em 15 escolas municipais, além dos computadores específicos para uso dos professores. É com muita alegria e orgulho que anunciamos que o projeto estará presente em 100% da rede escolar de Araucária com esses novos computadores", afirmou o prefeito durante a assinatura do contrato.
A secretária de Educação, Maria José Dietrich, sem apresentar dados oficiais, afirmou que o UCAA já apresenta bons resultados nas escolas onde foi implantado. "Fazemos avaliações periódicas e comprovamos, entre outros aspectos, que a frequência escolar aumentou. Temos casos de crianças que nunca tinham tido acesso a um computador, e agora alunos e professores estão muito mais motivados", garantiu.
Promessa x Realidade
Quem se recorda da última campanha eleitoral sabe que o UCAA que está sendo implantado pela Prefeitura nas escolas municipais é bem diferente daquele prometido pelo então candidato Albanor. Nos palanques, Zezé afirmava que cada aluno teria um computador. Isto, no entanto, não aconteceu, e os equipamentos estão sendo divididos entre alunos dos períodos da manhã e da tarde. Do mesmo modo, o prefeito havia prometido que as crianças poderiam levar os mini-netbooks pra casa e do conforto de seus lares poderiam acessar a internet. Nada disso, porém, tornou-se realidade.