A Prefeitura do Município de Araucária, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), vem investindo em equipamentos e em obras de melhoria na infraestrutura do barracão do Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis (CPTMR) do bairro São Sebastião.
Com 2.270m², o barracão foi construído com recursos do município e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e contou com a importante colaboração de parceiros como o Consórcio Camargo Corrêa e Promon (CCPR).
Já foi aplicado cerca de R$ 1,8 milhão em recursos, tanto para a construção do centro como também para a aquisição e instalação de diversos equipamentos usados na reciclagem (como esteiras rolantes, prensas, balanças, elevadores de carga, trituradores e fornos de fusão de vidro, entre outros).
Atualmente, o CPTMR é mantido pela Prefeitura e gerenciado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Araucária (Reciclar), que é responsável por receber, separar e enfardar todo o material reciclável recolhido no município pela coleta seletiva. O material classificado, por quantidade e tipo, é posteriormente vendido, o que garante aos catadores uma fonte de renda segura para subsistência de suas famílias.
“Hoje temos 37 famílias trabalhando na separação do material reciclável aqui no barracão. E graças a toda a estrutura que nós temos, hoje cada família recebe até dois salários mínimos por mês”, destaca a presidente da Associação Reciclar, Giane Marisa Borges.
Como forma de reafirmar o apoio a esses trabalhadores, a SMMA fez importantes benfeitorias no barracão para melhorar as condições de trabalho dos catadores. As obras foram concluídas no final de janeiro e o investimento foi de cerca de R$ 34 mil.