Araucária PR, , 16°C

Ponto cego atrapalha motoristas no Centro
Invadir a esquina para enxergar o que há atrás do ponto cego é perigoso

Nas ruas ou dentro do próprio veículo, quem dirige sabe que os chamados 'pontos cegos' surpreendem e assustam quem está ao volante e fora dele. Um perigo que não entra em estatísticas, mas pode ser responsável por muitos acidentes no trânsito.

Se alguma coisa está atrapalhando a visão de quem dirige ou tenta atravessar a rua a pé, ela pode ser chamada de ponto cego. E em Araucária não é diferente. Uma árvore que tampa a visão, por exemplo. Você quer virar, mas tem uma árvore no meio que atrapalha tudo.

Ou qual motorista ainda não se deparou com situações como esta: um caminhão estacionado na via que atrapalha a visão? É preciso invadir a esquina para enxergar. Este é o caso do cruzamento da rua Heitor Alves Guimarães com a marginal da Rodovia do Xisto, em frente ao Supermercado Condor. “Sempre que vou entrar na marginal e tem algum caminhão estacionado na frente do mercado, tenho que invadir a esquina para ter visibilidade”, disse um motorista.

Uma senhora que passava pelo local também comentou sobre a dificuldade em atravessar a rua quando algum caminhão está estacionado. “A gente nem vê o carro que vem por detrás do caminhão, e se ele estiver em alta velocidade o perigo é grande”, comentou.

O secretário municipal de Urbanismo Mário Celso Torres explicou que a marginal é faixa de domínio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, no entanto, o município pode fazer intervenções no local. “Vamos avaliar esta questão e, se for o caso, limitar o estacionamento de carros de grande porte para que não interfiram na visibilidade dos motoristas”, disse.

Torres comentou também que existem outros cruzamentos considerados pontos cegos no município onde a SMUR já realizou a contagem de tráfego e implantou semáforos. “O cruzamento entre a Rua Bahia e a Avenida Archelau de Almeida Torres não recebeu semáforo ainda porque entre os três pontos analisados, foi o que registrou menor tráfego. Se for o caso, num futuro próximo, poderemos implantar semáforos neste cruzamento também”, pontuou.

Leia outras notícias