Posto do Sebrae na cidade está sobrecarregado e a população reclama de falhas no atendimento
A falta de agentes de crédito para atendimento no Posto do Sebrae de Araucária está chateando alguns empreendedores da cidade. Eles procuraram a reportagem do Jornal O Popular para reclamar que foram até o PA e perderam a viagem porque não havia ninguém para atendê-los.
“Eu estive lá precisando de ajuda porque pretendo montar um negócio, mas não tinha nenhum agente naquele dia. Às vezes não podemos depender dos horários marcados que eles têm para consultoria e isso dificulta nossa vida”, disse um empreendedor que preferiu manter seu nome em sigilo.
Outro empreendedor comentou que muitas pessoas marcam hora e não comparecem e isso também acaba prejudicando porque incentiva o Sebrae a não colocar mais atendentes. “Se o movimento é fraco, nem tem porque eles colocarem mais pessoas atendendo e quem acaba pagando por isso é realmente quem necessita do atendimento”, falou outro reclamante que também preferiu não ter seu nome identificado.
O Posto de Atendimento do Sebrae funciona anexo à Codar, no Centro, e é voltado para empreendedores que já têm empresa constituída ou que queiram abrir o próprio negócio e empreendedores individuais, que buscam orientação para formalizar seus empreendimentos.
Explicações
Sobre as denúncias, a diretoria técnica da Codar esclareceu que o Ponto de Atendimento do Sebrae está funcionando normalmente, no entanto, a demanda está superior aos outros meses em virtude da elaboração e entrega do imposto de renda do Micro Empreendedor Individual – MEI e da emissão das guias para pagamento.
Explicou ainda que é importante lembrar que o cidadão pode emitir as guias e declarar o imposto de renda através do site www.portaldoempreendedor.gov.br
Serviço
O PA do Sebrae funciona anexo à Codar, na Rua Heitor Alves Guimarães, 513 – 1º andar, de segunda à sexta-feira, das 9h as 12h e das 13h30 as 16h30 (mesmo horário de atendimento ao público da Prefeitura Municipal) e o telefone para contato é o 3643-7977.
Como funciona o atendimento
O atendimento no PA do Sebrae é realizado da seguinte forma:
* Para abertura de empresa e alteração de dados é necessário agendar horário, devido a complexidade dos dados a serem passados.
* Para emissão de guias e declaração do imposto de renda não é necessário agendar horário e o atendimento é feito por ordem de chegada.