Araucária PR, , 30°C

Na última semana foram várias as ligações recebidas pela redação d’O Popular reclamando dos serviços de iluminação pública e ambulâncias oferecidas pela prefeitura. Em ambos os casos as reclamações são por conta da demora do Poder Público no atendimento às solicitações feitas pela população.

Má qualidade
Sobre os problemas no serviço de iluminação pública, o secretário de Obras Públicas e Desenvolvimento Urbano (SMOP), Conrado Faria de Albuquerque, responsável pelo setor, confirmou a existência do problema. “Tá demorando mesmo”, resumiu. Ele explicou que o grande problema está na qualidade das lâmpadas adquiridas pela prefeitura há algum tempo.

“A quantidade de lâmpadas que estão apresentando problemas nos últimos meses é muito grande”, explicou o secretário. Ainda segundo ele, o tempo médio de duração de uma lâmpada é de cinco ou seis anos. No entanto, elas estão queimando depois de três ou quatro anos da data da compra. “Quero verificar as especificações das lâmpadas que foram compradas pela prefeitura em 2004 ou 2005. Acredito que são estas as lâmpadas que estão apresentando defeitos agora”, destacou.

Conrado acrescentou ainda que as equipes da Secretaria de Obras estão trocando uma média de 150 lâmpadas semanais. “Estamos trabalhando com duas equipes e ainda esta semana vamos realizar a licitação para contratação de mais duas equipes”, garantiu. Com essas medidas, o secretário espera colocar em dia todos os pedidos de troca de lâmpadas. “Vamos levar de 30 a 45 dias para normalizar o serviço. Depois disto que tudo estiver normalizado, nossa expectativa é atender aos pedidos da comunidade em até 48 horas”, promete.

Ambulância
O secretário de Saúde, Wilson Mendes Ramos, também falou sobre as reclamações recebidas pela Central de Remoção de Pacientes da prefeitura. Wilson garante que a quantidade ambulância à disposição da população de Araucária seria suficiente não fosse a falta de compreensão da comunidade na hora de solicitar o serviço.

“O grande problema é que a população confunde muito o serviço de ambulância com transporte social. O que é preciso que a comunidade entenda é que a função da ambulância é fazer o transporte de urgência dos pacientes impossibilitados de se locomover de suas residências até os hospitais. No entanto, o pessoal chama a ambulância para tudo quanto é tipo de remoção, o que acaba sobrecarregando o serviço”, enfatiza.

O secretário disse que as ambulâncias da prefeitura percorrem centenas de quilômetros todas as semanas, o que acaba exigindo uma manutenção constante dos veículos. “Sempre temos ambulâncias paradas. Seja por problemas mecânicos ou para manutenção preventiva”, afirmou.

Wilson informou também que do total de chamadas que a Central de Remoção de Pacientes recebe, 80% trata-se de transporte social. Para resolver o problema, a Secretaria de Saúde planeja criar uma espécie de Linha de Saúde. “Ônibus saindo de vários centros de saúde do município farão o transporte de pacientes até o NIS, o Hospital Municipal e outros centros de saúde. O paciente não precisará pagar nenhum tipo de tarifa para ter acesso ao coletivo.

Com isso, esperamos reduzir os chamados recebido hoje pelo serviço de ambulâncias”, compromete-se. O secretário informou que a implantação do ônibus ainda está em fase de estudo e não há data definida para o serviço entrar em operação.

Leia outras notícias