NIS sempre foi o vilão da saúde em termos de atendimento
Apesar de todas as re formas e melhorias que a Prefeitura de Araucária vem fazendo no NIS III, conseguir uma consulta médica ainda é uma dificuldade. Ficar horas na fila aguardando atendimento é a principal reclamação das pessoas que necessitam do serviço público de saúde.
“Eu queria ver se o prefeito viesse aqui e tivesse que esperar tanto tempo para ser atendido. Eu queria que ele vivenciasse isso na pele. Ficar horas e horas esperando, com dor, é um absurdo”, reclamou uma usuária que entrou em contato com a redação do Jornal O Popular por telefone.
Ela conta que procurou o NIS com uma dor de ouvido muito forte e quando viu a fila gigantesca que estava no local decidiu ir para casa e tomar remédio por conta própria. “Não tinha condições de ficar ali, passando frio e piorando ainda mais a dor”, disse.
Outro usuário que esteve na redação disse que levou a mãe idosa ao NIS na terça-feira, dia 19, porque ela estaria passando mal, e ficou irritado com a demora no atendimento. “Uma pessoa de idade, que tem preferência no atendimento, ficar mais de uma hora aguardando, é um absurdo. Não deu pra esperar, saí de lá e paguei uma consulta particular pra não ver minha mãe sofrer mais”, denunciou.
Ele diz ainda que solicitou uma declaração pra o NIS para comprovar o horário que sua mãe deu entrada e o horário que desistiu de esperar e foi embora. “Ainda não sei o que farei com este documento em mãos, mas pretendo tomar uma providência”.
Sem resposta
Mais um usuário que procurou a redação do Popular para denunciar o mau atendimento do 24 horas disse que esteve na unidade no domingo passado, dia 17, com uma perfuração na perna.
“Quando eu estava na fila para tomar uma injeção, havia várias pessoas na minha frente e, mesmo assim, a enfermeira saiu para almoçar e deixou todos ali. Precisou uma outra atendente de outro setor do posto, que ficou indignada com o comportamento da colega, vir fazer o serviço dela. Pra que eles ganharam um aumento? Pra atender o povo pior ainda?”, indagou revoltado.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para ouvir a versão da Secretaria Municipal de Saúde sobre as reclamações contra o NIS III, mas até o fechamento desta edição, não tivemos resposta.