Pragmatismo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

“Evite o primeiro gole” é uma simples frase que todo bebedor contumaz que está tendo dificuldades em abandonar o vício da embriaguez tem de por em prática para aplacar o hábito de beber e é sugerida pelos Alcoólicos Anônimos em uma sala de AA diariamente em mais de 180 países.
Cito este exemplo para ilustrar o que vem a ser o pragmatismo.
Colocar em prática ou tornar simples a solução de um assunto aparentemente insolúvel, como é o caso do alcoolismo, depois que a doença está instalada no sujeito é um bom exemplo.
William James (1842-1910) foi um grande médico e pensador, pai do pragmatismo e suas obras influenciaram o modo de vida norte americano.
Dizia que “toda ideia só era boa se desse para ser colocada em prática”. A cerca das religiões afirmava que “Deus era real porque apresentava resultados reais”, o que me fazia refletir que enquanto os homens construíam igrejas a sociedade dormia tranquila.
O pragmatismo é o oposto às teorias, pois age na prática e todo empreendedor sabe disso, então é um modo de agir que vai além das crenças, ideologias ou regimes políticos.
William James foi um exemplo no Ocidente, enquanto no Oriente o pragmatismo do Deng Xiaping em 1975 a frente da China se tornou inquestionável, com sua famosa frase:- “não importa a cor do gato, importa é que caçe ratos”, que trocando em miúdos significa não interessa se o sistema é capitalista ou comunista, interessa que ganhe o mercado e assim a China entupiu o mercado mundial com seus produtos.

Pragmatismo

Publicado na edição 1319 – 07/07/2022

Compartilhar
PUBLICIDADE