Teve início nesta quarta-feira, 22 de setembro, a roda de debate online que marca o início das pré-conferências e da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município. A conversa relacionada aos direitos da pessoa com deficiência continua nesta quinta-feira, 23, a partir das 13h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura e da Câmara no Youtube.
O espaço de diálogo amplo e agregador tem como tema geral o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo” e terá 4 eixos principais: 1) Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência; 2) Acesso das pessoas com deficiência para a construção de políticas públicas; 3) Financiamento de políticas públicas para a pessoa com deficiência; 4) Acessibilidade e tecnologia assistiva.
Foram convidados para participar do evento Anilceia Araujo de Sousa, diretora da APAE e Presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa; Sandra Prado, presidente da AKA, representante do Autismo-TEA e conselheira da Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Jonas Taborda, conselheiro do Conselho da Pessoa com Deficiência, representante da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, servidor municipal do Serviço Educacional de Apoio à Inclusão no Trabalho; Yvy Karla Bustamante Abbade, vice-presidente e diretora executiva das Unidades de Inclusão da Universidade Livre para a Eficiência Humana.
A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência está marcada para acontecer nos dias 14 e 15 de outubro. Toda comunidade está convidada a participar.
Dia D
Na última terça-feira, 21, em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, conhecido como “Dia D”, a Agência do Trabalhador de Araucária realizou um evento especial para tratar sobre o tema. O saldo da ação, que também ofereceu vagas de empregos para esse público, foi positivo. Cerca de 50 pessoas com deficiência saíram do local com encaminhamentos para entrevistas de emprego nas empresas parceiras. Havia vagas para ajudante de carga e descarga, ajudante de motorista, auxiliar de cozinha, auxiliar de produção, auxiliar de almoxarifado, operador de máquinas e servente.
O palestrante e pedagogo Gilberto Muniz falou sobre o esforço das pessoas com deficiência entrarem no mercado de trabalho e a parcela deste público vivendo em situação de pobreza. Jonas Taborda, que é conselheiro do Conselho da Pessoa com Deficiência e representante da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, apresentou seu case de sucesso ao público. Deficiente visual, ele é funcionário da Prefeitura no Serviço Educacional de Apoio à Inclusão no Trabalho (SEAIT).
Serviço
A Agência do Trabalhador está localizada na Rua Álvaro Linhares Elke, n° 333, bairro Sabiá. O telefone do setor que pode tirar dúvidas e orientar sobre a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é o (41) 3642-1865.
Texto: Katty Ferreira com Assessoria
Publicado na edição 1280 – 23/09/2021