Prefeito abre festa falando em mais investimentos
Dificuldade orçamentária fez Olizandro empurrar promessas para 2014

Começou na manhã de ontem, 27 de março, a 23ª edição da Festa do Peixe Vivo e, como manda a tradição, o evento foi aberto pelo prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB). Além do discurso de praxe, desejando que a venda de peixe alcance as expectativas dos criadores, Olizandro aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre investimentos da Prefeitura na área rural da cidade.

“O primeiro ano de administração é complicado, pois trabalhamos com um orçamento que não foi feito por nós. As receitas do Município também estão abaixo da nossa expectativa, mas podem ter certeza de que faremos o possível para darmos todo o apoio à nossa zona rural durante este ano”, enfatizou Olizandro. Ele acrescentou, no entanto, que ações mais efetivas para a agricultura local só poderão ser vistas a partir de 2014.

Outro ponto que mereceu uma fala do prefeito foi o Mercado Municipal, que, segundo ele, foi abandonado pela administração passada. “Projetamos um mercado onde as famílias de Araucária pudessem comprar produtos frescos, produzidos pelos nossos agricultores e não foi isso que vimos acontecer. Por isso, já determinei ao nosso secretário de Agricultura que dentro de noventa dias o Mercado já esteja cumprindo a finalidade para o qual foi criado”, enfatizou.

Feira do Peixe
Até às 21h desta quinta-feira, 28 de março, a população araucariense pode comprar seu peixe vivo no Parque Cachoeira. A expectativa dos criadores é comercializar em torno de 25 toneladas de espécies como carpas (comum, capim, húngara e cabeçuda), tilápias, bagres (jundiá e catfish), pacus e outras espécies de água doce. O evento terá ainda praça de alimentação, recreação e barracas de artesanato, hortaliças e frutas, produtos coloniais e mel e derivados.

Segundo o secretário de Agricultura, Carlos Augusto do Couto, o Bagé, atualmente Araucária tem cerca de 100 criadores e o programa de piscicultura desenvolvido pela Prefeitura é referência para a região. “A maioria dos secretários da Região Metropolitana de Curitiba me procurou para conhecer o projeto de piscicultura de Araucária, o que me leva a crer que nós temos hoje o melhor programa de apoio ao piscicultor da região, se não um dos melhores do Paraná”, informou.