Rodrigo foi exonerado na quinta
Rodrigo foi exonerado na quinta

Faltando dois meses para o fim do mandato, seguem as mudanças no primeiro escalão do prefeito Rui Sérgio Alves de Souza (PTC). Nos últimos dias, além da troca no comando da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), os titulares da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Controladoria Geral do Município (CGM) também estão de saída do governo.

Na PGM, o advogado Rodrigo Lichtenfels foi comunicado de sua substituição na tarde de quinta-feira, 27 de outubro. Ao que se sabe, ele e Rui já não falavam a mesma língua há várias semanas. Já na CGM, José Mauro Rodrigues teria pedido para deixar o posto. Em conversa com o prefeito, ele, que é funcionário de carreira do Município, teria dito que pretende usufruir de algumas licenças prêmio a que tem direito para, tão logo retornasse ao trabalho, dar início ao processo de aposentadoria.

Conforme a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), a vaga de Rodrigo na Procuradoria será ocupada pelo advogado Carlos Alberto Grolli, que estava na diretoria jurídica da CMTC. O substituto de Mauro, no entanto, ainda não está certo. Ao que se sabe, Rui teria convidado o ex-secretário de Finanças, Sidney Azarias Inácio para preencher a vaga. A resposta para o convite, porém, ainda não teria sido dada.

Mauro pediu pra sair
Mauro pediu pra sair

Sidney, como se sabe, era o controlador geral no início da atual administração. Ele deixou o cargo justamente para assumir a Secretaria de Finanças. Há uma particularidade no cargo de controlador que dificulta a sua escolha. Acontece que ele precisa ser um funcionário efetivo do Município.

Não sobrou quase ninguém

Com a saída de Rodrigo da Procuradoria Geral do Município (PGM), os vestígios da gestão do ex-prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) são praticamente inexistentes no governo Rui, pelo menos no que diz respeito aos cargos mais próximos do núcleo de poder da administração.

Desde que assumiu o comando da Prefeitura, Rui já substituiu os secretários de Governo, Finanças, Educação, Saúde, Gestão de Pessoas, Administração, Meio Ambiente, Agricultura, Obras, Esporte e Lazer, entre outros. Por ironia do destino, o único que resiste é justamente aquele que já foi considerado o homem mais pró­ximo e com maior influência sobre Olizandro em todos os tempos: João Caetano Saliba, que está no comando da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR).

Caetano é um dos poucos sobreviventes da gestão de Olizandro no governo Rui
Caetano é um dos poucos sobreviventes da gestão de Olizandro no governo Rui

Texto: Waldiclei Barboza / fotos: everson santos

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Sessões da Câmara voltam a ser presenciais

Depois de algumas semanas sendo realizadas remotamente, as sessões da Câmara de Vereadores voltaram a acontecer presencialmente nesta terça-feira, 29 de março. Porém, como o

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp