Nesta semana, o Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SMED) iniciou uma nova formação com a temática “Planejamento Referencial: práticas pedagógicas e encaminhamentos metodológicos”. Os encontros são destinados aos atendentes infantis e professores que trabalham com as crianças do berçário ao pré II. A intenção é que todos os profissionais participem dessa formação, por isso ela ocorre até o dia 12 de abril.
Durante o encontro os participantes são convidados a refletir sobre a importância do registro das atividades e o papel do planejamento referencial no desenvolvimento das crianças. Neste sentindo, a formação continuada possui o caráter do planejar como atribuição primordial da educação para a organização do trabalho pedagógico com qualidade.
De acordo com a equipe do Departamento de Educação Infantil, o planejamento deve trazer reflexões e ações quanto às condições para a organização do tempo cotidiano na Educação Infantil, de modo a equilibrar a continuidade e inovação nas atividades, movimentação e concentração das crianças, momentos de segurança e momentos de desafio na participação delas, e articular seus ritmos individuais, vivências pessoais e experiências coletivas com outras crianças e adultos.
Ainda segundo a equipe, a atividade educativa planejada e organizada de forma intencional é um processo em que os conhecimentos não serão apenas internalizados, mas passarão a transformar as ações das crianças de maneira qualitativa, ou seja, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
A Educação Infantil tem na essência do seu trabalho o educar e cuidar de forma indissociável, isto é, cuidado e educação não são momentos separados no cotidiano da criança. As práticas que estruturam o cotidiano das unidades devem ser intencionalmente e permanentemente avaliadas pelos profissionais.