Projeto do Rotary Club vai alfabetizar catadores

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Projeto do Rotary Club vai alfabetizar catadores
Alunos participam da aula inaugural do projeto de alfabetização do Rotary Club de Araucária

 

Uma ação do Rotary Club de Araucária promete mudar a realidade dos catadores de materiais recicláveis que fazem parte da Associação Reciclar e seus familiares. É o Projeto de Alfabetização, que visa facilitar o acesso à educação a estes profissionais, que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola.

A metodologia utilizada será a adotada pelo Programa Paraná Alfabetizado, da Secretaria Estadual de Educação, direcionada ao público adulto, de acordo com a realidade do grupo participante.

“O Rotary propôs, como uma de suas metas para este ano rotário, a concretização de um projeto educacional gratuito, de inclusão social. Escolheu inicialmente a Associação reciclar, onde existe um número considerável de associados que não são alfabetizados ou são analfabetos funcionais. A associação desenvolve diversas atividades nas quais exigem o domínio da escrita e da leitura para a elaboração de relatórios, planilhas, notas fiscais, pagamentos, entre outros e, por isso, a necessidade da alfabetização dos seus integrantes”, comentou Inácio Mikosz, presidente do Rotary de Araucária.
A aula inaugural do projeto de alfabetização aconteceu na segunda-feira, 1º de outubro e, mesmo com a forte chuva que caiu neste dia, contou com a participação de 13 alunos, dos 25 que estão matriculados, e representantes do Rotary local. O curso será gratuito, terá duração de 8 meses, com aulas nas segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 17h às 20h.

Para facilitar o acesso dos alunos, uma sala de aula foi montada no interior do barracão de recicláveis, que fica no bairro Tindiquera. Além das aulas, eles também ganharão lanche.