Projeto do Rotary Club vai alfabetizar catadores
Alunos participam da aula inaugural do projeto de alfabetização do Rotary Club de Araucária

 

Uma ação do Rotary Club de Araucária promete mudar a realidade dos catadores de materiais recicláveis que fazem parte da Associação Reciclar e seus familiares. É o Projeto de Alfabetização, que visa facilitar o acesso à educação a estes profissionais, que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola.

A metodologia utilizada será a adotada pelo Programa Paraná Alfabetizado, da Secretaria Estadual de Educação, direcionada ao público adulto, de acordo com a realidade do grupo participante.

“O Rotary propôs, como uma de suas metas para este ano rotário, a concretização de um projeto educacional gratuito, de inclusão social. Escolheu inicialmente a Associação reciclar, onde existe um número considerável de associados que não são alfabetizados ou são analfabetos funcionais. A associação desenvolve diversas atividades nas quais exigem o domínio da escrita e da leitura para a elaboração de relatórios, planilhas, notas fiscais, pagamentos, entre outros e, por isso, a necessidade da alfabetização dos seus integrantes”, comentou Inácio Mikosz, presidente do Rotary de Araucária.
A aula inaugural do projeto de alfabetização aconteceu na segunda-feira, 1º de outubro e, mesmo com a forte chuva que caiu neste dia, contou com a participação de 13 alunos, dos 25 que estão matriculados, e representantes do Rotary local. O curso será gratuito, terá duração de 8 meses, com aulas nas segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 17h às 20h.

Para facilitar o acesso dos alunos, uma sala de aula foi montada no interior do barracão de recicláveis, que fica no bairro Tindiquera. Além das aulas, eles também ganharão lanche.