Araucária PR, , 19°C

Projeto leva prevenção entre jovens meninas
Uma das metas do programa é evitar a gravidez precoce

O Hospital Municipal de Araucária (HMA) realizará durante o mês de agosto um curso para 80 adolescentes do Espaço Menina, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. As meninas, de idade entre 13 e 17 anos, receberão orientação sobre vários temas.

Elas terão a possibilidade de debater assuntos como relacionamentos, sexualidade, cuidados com o corpo, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e gravidez. Também serão abordadas dicas para o mercado de trabalho, como, por exemplo, montagem de currículo, preparação para uma entrevista de emprego e assuntos relacionados.

A psicóloga do HMA, Tayana Tanabe, considera que o projeto tem tido bons resultados. “As meninas levam a sério o que aprendem. No ano passado, das 70 meninas participantes do programa nenhuma ficou grávida. É um indicador positivo”, relata.

A integrante do Espaço Menina, Letícia Mariana Brito de Oliveira, de 16 anos, participa há um ano da iniciativa e conta que gosta das ações desenvolvidas. “Vivenciamos experiências de vários tipos, ajuda a tirar dúvidas sobre assuntos do dia a dia, ajuda melhorar nossa convivência com a família. Aprendemos muito”, diz.

Este é o 3º ano do projeto Orientação é Prevenção, ministrado pela equipe multidisciplinar do hospital, que agora envolve profissionais de nutrição, psicologia, enfermagem, assistência social e fisioterapia.

Duração
O curso acontecerá durante o mês de agosto, às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h. A ação será realizada em turmas menores e se estenderá até a primeira semana de setembro, quando acontecerá na segunda e terça-feira.

Leia outras notícias