Araucária PR, , 17°C

O Projeto Pescar, iniciativa apoiada pela Gerdau, iniciou no dia 4 de fevereiro as atividades de sua quarta turma em Araucária. O curso “Iniciação Profissional de Manutenção Mecânica Industrial” terá duração de 900 horas e será ministrado diariamente nas dependências da empresa. Desde o lançamento do programa no município, a iniciativa já formou 40 jovens. Em 2013, o programa atenderá 15 jovens entre 16 e 18 anos, com formatura prevista para dezembro de 2013.

O projeto é realizado na cidade pela mantenedora Gerdau e também por meio da parceria das empresas Araucária Transporte Coletivo, Transportadora Erol, Database Informática, Harsco, Grupo Metropolitana Serviços, Puras/Sodexo. Além de abordar conteúdos específicos do curso, os voluntários ministrarão aulas sobre temas como ética, liderança, desenvolvimento sustentável e comunicação pessoal e interpessoal.

Criado há 36 anos, o Projeto Pescar busca a parceria da iniciativa privada, poder público e da rede local de atendimento a adolescentes para oferecer qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, capacitando-os para a conquista do primeiro emprego.

Direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da empresa, a Gerdau incentiva a participação de seus colaboradores na capacitação desses jovens, contribuindo para a sua formação e inserção no mercado de trabalho por meio do repasse dos conceitos de conhecimento e experiência profissional.

Para participar das turmas do Projeto Pescar da Gerdau em Araucária, o jovem deve ter entre 16 e 19 anos, com renda per capita familiar de até ½ salário mínimo, frequentar escola regular (educação básica e ensino médio) ou ter concluído esses estudos e não ter vivenciado outras oportunidades de formação profissional. O curso é oferecido para jovens de ambos os sexos.
 

Leia outras notícias