Chapa será composta por 19 filiados do Partido Verde (12 homens e sete mulheres) e outros três do Partido Republicano Brasileiro

O Partido Verde (PV) definiu no último sábado, dia 3, o nome dos 22 candidatos que tentarão uma vaga na Câmara Municipal de Araucária nas eleições que se aproximam.

De acordo com informações da executiva da sigla, O PV se coligará na proporcional com o PRB (Partido Republicano Brasileiro). Dos 22 candidatos, três serão do PRB. Os outros 19 (doze homens e sete mulheres) virão do PV.

“Devido ao grande número de pré-candidatos, tivemos muita dificuldade para fecharmos nossa chapa.

Inicialmente, tínhamos 56 interessados em disputar uma vaga na Câmara. Depois que iniciamos o curso de preparação dos candidatos este número caiu para aproximadamente 30”, explicou o presidente da legenda, Reinaldo Skaliz.

Ainda segundo ele, por conta do grande número de interessados, a definição dos pré-candidatos foi feita através de entrevistas com todos os interessados. Conversas estas que foram realizadas na sede do partido, no sábado passado. “Mesmo depois das entrevistas o número de interessados ficou acima da quantidade de vagas”, falou.

Diante da situação, a executiva do partido reuniu todos os interessados em disputar as próximas eleições e buscou fazer composições. “Nesta etapa muitos acabaram declinando da candidatura própria em favor de outros pré-candidatos”, explicou Antônio João Francheschi, o Preto, que também é da executiva local do PV.

Democrático
Concluído os trabalhos, Preto considerou que a escolha foi a mais democrática possível e comemorou a aceitação de todos os pré-candidatos, mesmos os preteridos. “Acreditamos que o PV formou uma chapa coesa e preparada para a eleição que se aproxima”, destacou.

A apresentação dos 22 candidatos que a chapa PV-PRB lançará para disputar uma vaga no parlamento municipal acontecerá no próximo sábado, dia 10, numa pré-convenção que o partido realizará no plenário da Câmara.

Mulheres
A chapa de vereadores PV-PRB terá sete mulheres. Todas elas filiadas ao PV. O trabalho com as pré-candidatas do partido está sendo feito pessoalmente pela deputada estadual Rosane Ferreira, que se reúne regularmente com o grupo para discutir estratégias para a campanha.

Pelo menos um
A direção do PV estima que o partido, com certeza, conseguirá eleger pelo menos um vereador. Para isto, eles apostam, principalmente, no voto de legenda. Ou seja, quando o eleitor, ao invés de digitar os cinco dígitos do candidato a vereador, opta por votar apenas nos dois números iniciais, que são os números do partido.

A estimativa do PV é obter em torno de 2.500 votos de legenda. “Calculamos que um partido precise conquistar em torno de seis mil votos para eleger um vereador e acreditamos que o PV, juntamente com o PRB fará esta quantia”, garante Preto.